sábado, 27 de junho de 2026

Isto se calhar já acabou, nós é que ainda não demos por isso...

Miguel Alvarenga - Estive ontem com o matador de toiros António João Ferreira, um dos mais notáveis deste país, na inauguração da exposição comemorativa dos 125 anos da "Palha Blanco".

"Tojó", como se chegou a anunciar, é hoje mestre dos futuros toureiros que sonham ser matadores e se formam na Escola "José Falcão" de Vila Franca.

Perguntei-lhe se tem algum contrato para tourear esta temporada.

"Nem um..." - respondeu António João.

Será possível? Pelos vistos, é...

Não resisti a partilhar convosco este episódio, esta situação.

Assim vai a Festarola em terras de Portugal...

Já estou como diz um amigo meu: se calhar isto já acabou e nós é que ainda não demos por isso...

Admirem-se...

Foto M. Alvarenga

"Semear Afición" em Vila Franca

Ontem, 6ª feira: 29.515 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
207 
Visualizações 
de página de ontem
29 515
Visualizações de páginas 
no último mês
557 036
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

55 622 935



Interroga Maurício Vale, depois do terramoto na Venezuela: Pepe Câmara estará vivo?

Maurício ValePepe Câmara, de seu nome José Manuel Sá da Câmara, nasceu na Madeira (7 de Dezembro de 1949), mas ainda menino, foi com a família para a Venezuela, onde cresceu.

Ainda jovem, veio para Espanha com o sonho de ser toureiro. Pouco depois, buscou oportunidade na localidade portuguesa de Barrancos, no Alentejo.


Ali se apresentou e se fez ídolo das gentes, em particular porque foi colhido muito gravemente, cornada que o obrigou a internamento em Beja. Foi apoiado pelos povo barranquenho e pelos Bombeiros locais, recuperando e voltando às arenas. 


Fez-se novilheiro e matador de toiros. Foi mais uma vez colhido, desta feita com uma das cornadas mais graves da Monumental de Madrid (3 de Setembro de 1978). Mas continuou os seus sonhos de ser um toureiro de grande valentia e bons triunfos!


Agora, perguntamos por ele!


Ganhou popularidade em Caracas, na Venezuela, tendo investido na restauração. 


Oxalá a tragédia (o violento terramoto) tenha poupado Pepe Câmara!


Que será feito de Pepe Câmara?!…


Foto D.R.


Programa de uma corrida de toiros na Madeira em 1985,
onde Pepe Câmara repartiu cartel com os cavaleiros José
Zuquete e Jorge D'Almeida e os Forcados de Alcochete

Pedrito de Portugal tomou a alternativa há 32 anos e vai voltar a tourear esta temporada em Portugal e Espanha

Passaram ontem, 26 de Junho, 32 anos sobre a corrida da alternativa do matador Pedrito de Portugal na Monumental de Badajoz, apadrinhado por Paco Ojeda, com o testemunho de "Finito de Córdoba"

Homenageamos o toureiro, na comemoração da efeméride - e anunciamos que está em projecto a sua participação este ano em duas corridas em Portugal e três em Espanha, em praças que em breve serão anunciadas.

Transcrevemos o texto que Jaime Amante deu à estampa na rede social Facebook:

"Nasceu em Lisboa a 11 de Fevereiro de 1975. Foi baptizado com o nome de Pedro Alexandre Roque Silva e tornou-se no 30º matador de toiros português na tarde de 26 de Junho de 1994 no decorrer da Feira Taurina de San Juan de Badajoz.

"Filho do bandarilheiro Roque Silva, incentivado e ajudado por este, Pedrito de Portugal deu nas vistas num concurso que procurava novos toureiros, organizado pela empresa da praça de toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, corria o ano de 1982.


"Percorre então o trajecto de toureiro amador com o nome de Alexandre Pedro 'Pedrito”' participando em espectáculos de variedades taurinas. E debutou em público, como novilheiro amador, na praça de toiros de Setúbal, corria o ano ano de 1989.


"Em 1991 apresenta-se em Espanha, debutando com picadores em Tarazona de la Mancha, passando então à categoria de novilheiro profissional. 



"Pedrito de Portugal fez a sua despedida como novilheiro na tarde de 25 de Junho de 1994 em Badajoz, e no dia seguinte (26 de Junho) recebe a sua alternativa, com toiros da ganadaria de Joaquín Nuñez, apadrinhado por Paco Ojeda, com o testemunho de Juan Serrano 'Finito de Córdoba'.


"Em ambas as tardes, a Monumental Nueva Plaza de Toros de Badajoz, encheu completamente, esgotando a sua lotação no dia da alternativa. Foram milhares os portugueses que acompanharam o jovem diestro lisboeta no dia da sua profissionalização, incluindo, o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Sampaio.


"Pedrito de Portugal confirmou a sua alternativa em Las Ventas, Madrid, a 15 de Maio de 1996. Teve como padrinho José Miguel Arroyo 'Joselito', e, novamente, como testemunha, 'Finito de Córdoba', lidando-se touros de Jiménez Indarte.


"Depois de na fase inicial da sua carreira ter actuado sobretudo em Espanha e França, o seu percurso profissional continuou na América Latina, tendo passado com sucesso pelo México, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia — destacando-se o facto de ter conquistado, pelas suas actuações, o troféu Jesús del Gran Poder, da Feira de Quito, no Equador; e o troféu El Señor de los Cristales, da Feira de Cali, na Colômbia".


Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.


Diogo Peseiro no próximo dia 4 de Julho na Ilha de São Jorge

Diogo Peseiro, mais recente matador de toiros português, refresca-se no seu "botijo" taurino tradicional, após mais um treino diário. 

No próximo dia 2 de Julho vai até aos Açores (Ilha de São Jorge), onde tem grande ambiente, para tourear dia 4 na cidade de Velas, capital local.

Foto D.R.

Rui Bento e Daniel Luque a caminho do Peru

Rui Bento e o matador Daniel Luque viajam neste momento para o Peru, onde o toureiro vai actuar em duas tardes na Feira Internacional "San Juan Bautista" na praça de toiros "Jorge Piedra Lozada" (foto em cimas) em Cutervo.

Daniel Luque toureia no domingo formando cartel com Curro Diaz e Fernando Adrián, com toiros das ganadarias Torrehandilla e Puerto de San Luis; e na terça-feira 30 na Corrida Goyesca que encerra a feira, ao lado de Miguel Ángel Perera e Júlio Alguiar, frente a toiros de Torrehandilla.

Apoderado e matador estarão de regressa a Espanha no dia 2 de Julho.

Fotos D.R.


Inaugurada em Vila Franca a exposição comemorativa dos 125 anos da praça "Palha Blanco"

Programas, cartazes, fotografias, recortes de imprensa e muitos outros documentos compõem a exposição comemorativa dos 125 anos da emblemática praça de toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, uma mostra que foi inaugurada esta sexta-feira ao final da tarde e que estará patente ao público, com entrada livre (ver horário no cartaz), até ao próximo dia 1 de Dezembro, no espaço do antigo Restaurante "O Redondel", na própria praça - "Uma Praça. Uma Cidade. Uma Identidade".

Bernardo Alexandre, o empresário gestor da centenária praça vilafranquense, foi o grande responsável pela organização e montagem desta exposição, com os olhos postos no futuro e já a pensar na criação de um (mais que justificado) Museu Taurino de Vila Franca.

A seu lado estiveram hoje, no acto de inauguração da exposição, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Armando Jorge de Carvalho, bem como o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, ambos exaltando, em breves intervenções, a importância da tauromaquia e da sua praça de toiros na história da cidade de Vila Franca de Xira.

Depois dos breves discursos iniciais, os presentes - entre os quais a vereadora da Cultura Manuela Ralha, o presidente da Junta de Freguesia, aficionados e membros das tertúlia taurinas vilafranquenses, da comunicação social e também dos principais agentes locais da Festa Brava, entre os quais vários elementos do grupo de forcados Amadores de Vila Franca e também os matadores de toiros Vitor Mendes e António João Ferreira, os professores da Escola de Toureio "José Falcão" - fizeram uma visita à exposição, guiada por Bernardo Alexandre, que a todos foi dando conta pormenorizada dos vários painéis ali expostos, cada qual recordando uma época concreta da história dos 125 anos da "Palha Blanco", com particular incidência nas corridas de toiros de morte que ali tiveram lugar no conturbado período pós-revolução.

Os matadores de toiros José Júlio, Mário Coelho, José Falcão e Vitor Mendes, assim como José Carlos de Matos, antigo cabo do GFA de Vila Franca, são as cinco personalidades da tauromaquia vilafranquense com direito a lugar de destaque na exposição.

Há uma ou outra falha, mas não se pode ser perfeito. Era bonita uma alusão ao famoso "Pitorrilha", que foi durante muitos anos o guardião-mor desta praça. E outra a José Mestre Batista, que embora nascido no Alentejo, viveu quase toda a sua vida em Vila Franca e muita da sua história de grande cavaleiro tauromáquico cruza-se precisamente com a história da "Palha Blanco".

Se esquecermos estas falhas - e provavelmente outras -, temos que aplaudir e louvar esta importante iniciativa de deixar no espaço do sempre lembrado Restaurante "O Redondel" um mundo de recordações numa viagem pela história de 125 anos de uma das mais importantes praças de toiros do país. Que pode bem ser o embrião para a criação de um Museu Taurino na cidade, como nos confidenciou o empresário da praça, grande promotor desta exposição.

A anteceder um jantar volante oferecido pela empresa de Bernardo Alexandre no átrio de entrada da praça, a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense tocou, em estreia, o pasodoble comemorativo do 125º aniversário da "Palha Blanco".

Não deixem de visitar esta exposição.

Fotos M. Alvarenga


Bernardo Alexandre, empresário da "Palha Blanco", o grande
impulsionador desta exposição
Armando Jorge de Carvalho, Provedor da Santa Casa

Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara - sempre ao
lado da tradição tauromáquica


Bernardo Alexandre e o Presidente da Câmara
Vitor Mendes e António João Ferreira



Visita guiada à exposição
Manuela Ralha, vereadora da Cultura
Velha Guarda: Miguel Alvarenga, Vitor Mendes e Paco Duarte


A história da "Palha Blanco" contada em vários documentos
Entre outros, Dr. Luis Capucha, Miguel Falcão (sobrinho do
saudoso matador) e António Matos, antigo Provedor da Santa Casa
Maestro Vitor Mendes



Uma Praça. Uma Cidade. Uma Identidade


Banda do Ateneu estreou pasodoble dos 125 anos da praça

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Alcochete: os 3 cartéis da Feira do Toiro-Toiro

Famosos na 4ª feira na Monumental de Badajoz

Muitos portugueses esta quarta-feira na Monumental de Badajoz, como nos tempos antigos. Não é fácil descobrir Famosos no meio de uma tão densa multidão... mas o "Farpas" descobre tudo!

Ficam as fotos de alguns aficionados lusitanos - e assim terminamos a série de reportagens que aqui demos à estampa nos últimos dias sobre mais uma fantástica edição da Feira Taurina de San Juan em Badajoz.

Fotos M. Alvarenga

- Olha o Alvarenga! Já vamos parar ao "Farpas"!...
E cá estão eles!... Fernando Marques, o jornalista Jesus Bayort,
"Pipas" Coelho dos Reis e Pedro Marques
António Barrera, director da empresa FIT

Morante, a estrela
Maestro Enrique Ponce, apoderado de David de Miranda
José Cutiño
Joana Barata Silvério e Dr. Carlos Franco (à direita na foto)
O presidente da corrida e seus assessores
Para mais tarde recordar...
Morante de la Puebla: frente-a-frente
Picadores perfilados...
Luis e Ana Pestana, Fatucha Pinto Bessa e Miguel Alvarenga
Dita Moura Caetano e Paulo Caetano: acabados de ser avós
Mário Poejo (ao meio), antiga glória do GFA de Évora, com amigos
Luis Miguel Pombeiro
Alejandro Talavante: frente-a-frente
- Onde é que ele está?...
- Olha ali, está ali...
- Viva! Está a dizer-nos adeus! E a fotografar-nos...
- Ah, já vi!...
- Bien!
João Mota Ferreira
João Perdigão
Manuel Lucas
O ilustre ganadeiro Manuel Veiga e sua Mulher, Assunção
David de Miranda
David de Miranda: frente-a-frente
Real Clube Tauromáquico: entre outros, o presidente João
Quintella, o ganadeiro João Telles Branco e João Perdigão
Gil Mendia e João Quintella
Rogério Jóia e sua Mulher, Vânia
Bernardo Alexandre, empresário da "Palha Blanco"
O empresário e apoderado Rui Gato Rodrigues
Simón Casas, o produtor todo-poderoso
Em acção: os repórteres da Rádio Huelva FM
Em festa no Hotel Rio: Miguel Alvarenga e Fatucha Pinto Bessa,
Ana e Luis Pestana, Rogério Jóia e sua Mulher, Vânia, com o
filho Manuel, e Fernando Marques