terça-feira, 23 de junho de 2026

Canal OneToro vai transmitir três corridas da temporada nacional

Ainda sem confirmação oficial, podemos desde já adiantar que, depois da primeira experiência acidentada deste ano, que falhou por ter chovido e ter ficado suspensa a meio a corrida em Alter do Chão na tarde de 25 de Abril, o canal OneToro está a ultimar todos os preparativos para fazer a transmissão directa de três corridas da temporada nacional: a primeira do ano na Nazaré (18 de Julho), o Concurso de Ganadarias de Paio Pires (31 de Julho) e a terceira corrida da Feira de Abiul (14 de Agosto).

Foto D.R.

Vasco Pereira: cabo do GFA de Vila Franca distinguido pela Junta de Freguesia com o galardão "Mérito de Tradição Local"

Vasco Pereira, cabo do grupo de forcados Amadores de Vila Franca de Xira e um dos grandes forcados dos últimos anos, que na Feira de Outubro se vai despedir das arenas, será homenageado em Vila Franca de Xira, no Dia da Cidade, o próximo domingo, 28 de Junho. A cerimónia é organizada pela Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e realiza-se no Clube Vilafranquense

Vasco Pereira será distinguido com o galardão “Mérito de Tradição Local”, numa cerimónia em que, como é usual, serão distinguidas outras personalidades da cidade de Vila Franca de Xira

Serão atribuídos galardões de Mérito Ambiental a Catarina Madaleno; Mérito Cultural a Maria João Martins; Mérito Profissional a Dina Isabel; Mérito Socia a SAASI (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado - da Câmara Municipal de Vila Franca); Mérito de Intervenção Demorática à URAP; Mérito Comercial a Mário Real Nunes; Mérito Empresarial ao Café Aracuá; Mérito Desportivo a Leonor Carreira; e Mérito Cívico a José Pedro Soares, Afonso Dias e Luís Covas. 

Foto M. Alvarenga

Figueira da Foz: uma praça cheia de artistas na apresentação dos cartéis da temporada

A praça de toiros da Figueira da Foz, o centenário e bem cuidado Coliseu Figueirense, último grande baluarte da tauromaquia nortenha, recebeu ontem a fina-flor da arte tauromáquica na cerimónia de apresentação, pela empresa Doses de Bravura, de Rui Bento, dos quatro cartéis que compõem a temporada de 2026, três corridas à portuguesa e uma novilhada mista de aposta no futuro e de apoio aos novos valores, cujo cartaz exibe um bonito quadro em que se vêem três miúdos a tourear diante do emblemático edifício da cidade (em baixo), da autoria do criativo André Leite - que bem pode ser desde já considerado o melhor cartaz taurino do ano.

Depois de já ontem à noite aqui termos destacado em  pormenor a composição dos quatro elencos da temporada na Figueira da Foz, ficam agora algumas imagens do acto de apresentação dos cartéis, que, como é habitual, se realizou nos corredores do Coliseu, presidido pelo empresário Rui Bento e pelos administradores da empresa proprietária da praça, Dr. Miguel Amaral e Jorge Lé, desta vez sem a presença de Fernando Nogueira, que se encontrava em Lisboa por motivos profissionais.

Fotos M. Alvarenga


Jorge Lé, Rui Bento e Dr. Miguel Amaral
Ana Batista, Soraia Costa e Tristão Ribeiro Telles

Rui Pedro Cordeiro, João Salgueiro e António Ribeiro Telles
Paco Velásquez, Miguel Moura e Francisco F. Núncio
Paco Duarte, David Gomes e Fernando Andrade Salgueiro
Martim "Velásquez" e Vicente Sánchez
Dr. Miguel Amaral abriu a sessão com uma pertinente intervenção
Administrador do Coliseu Figueirense apelou à união dos
taurinos para que não deixem cair o último baluarte da
tauromaquia a norte
Dr. Miguel Amaral congratulou-se pelo sucesso da escolha de
Rui Bento para gerir a praça da Figueira da Foz
Uma casa cheia de artistas ontem na apresentação da temporada
Ana Batista e Soraia Costa, as duas toureiras que marcam
presença na arena da Figueira em 2026
Mário Guarda, Ricardo Guerreiro (marido da cavaleira Soraia
Costa), Ricardo Parracho (cabo do GFA do Montijo) e Pedro Silva
(cabo do GFA de Coimbra)
José Carlos Amorim, reforço importante da empresa Doses de
Bravura
Ricardo Marques, cabo do GFA Académicos de Coimbra
O matador Joaquim Ribeiro "Cuqui", professor da Escola Taurina
da Moita
Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação de
Empresários Tauromáquicos e coordenador da Liga Nacional de
Novilhadas
Os três espadas da novilhada de 9 de Agosto: Martim "Velásquez",
António Grilo "Toninho" e Vicente Sánchez
Paco Velásquez
Soraia Costa
António Ribeiro Telles
David Gomes e Soraia Costa
João Salgueiro: reaparição na Figueira a 22 de Agosto
Paco Duarte, David Gomes, Carlos Amorim e Fernando Salgueiro
Cinco cavaleiros do primeiro cartel (25 de Julho): David Gomes,
Soraia Costa, Ana Batista, Miguel Moura e António Telles. Faltou
João R. Telles, a tourear na Ilha Terceira esta semana
O ganadeiro Santos Silva, cujos toiros são lidados na
primeira corrida - em homenagem aos agricultores do
Baixo Mondego
Tristão R. Telles, único cavaleiro presente
do segundo cartel. Bastinhas e Palha não
puderam estar ontem na Figueira
Os cabos dos três grupos de forcados da corrida de 8 de Agosto:
Pedro Curião (Académicos de Elvas), Ricardo Parracho (Montijo)
e Ricardo Marques (Académicos de Coimbra)
Toureio a pé presente na temporada da Figueira, na novilhada de
9 de Agosto, com os jovens toureiros Martim "Velásquez", Vicente
Sánchez e António Grilo "Toninho"
Paulo P. Carvalho, coordenador da Liga Nacional de Novilhadas,
com os três novilheiros que actuarão no Coliseu Figueirense
Três cavaleiros da última corrida (22 de Agosto): Paco Velásquez,
João Salgueiro e Francisco Núncio
David Gomes (na foto com o apoderado Paco Duarte)
regressa à Figueira da Foz
Três figuras da "Velha Guarda": Fernando Andrade Salgueiro,
Paco Duarte e João Salgueiro
Miguel Alvarenga
Paulo Pessoa de Carvalho, António Sécio (histórico cabo dos
forcados do Montijo), o empresário Rui Bento e Paco Duarte

Évora: bilheteiras da praça abertas a partir de amanhã das 17 às 21 horas


Amanhã, 4ª feira: Badajoz é o destino!


Ciclo "Semear Aficion" de 6ª feira a domingo na "Palha Blanco"


Exposição comemorativa dos 125 da "Palha Blanco" inaugurada esta 6ª feira na praça de Vila Franca

São 125 anos de História, 125 anos de memórias, 125 anos de "Palha Blanco".

Na próxima sexta-feira, dia 26 de Junho, pelas 19h00, será inaugurada a Exposição Comemorativa dos 125 anos da Praça de Toiros “Palha Blanco”, integrada no certame Semear Afición.


Uma viagem pela história de uma das mais emblemáticas praças de toiros portuguesas, através de fotografias, documentos, cartazes e episódios que marcaram gerações de vilafranquenses e aficionados.


Mais do que uma exposição, um tributo à memória, à identidade e às pessoas que fizeram da “Palha Blanco” um símbolo maior de Vila Franca de Xira.


A exposição terá lugar no antigo Restaurante “O Redondel”, na praça de toiros, e estará patente ao público, com entrada livre, até ao dia 1 de Dezembro.


Foto M. Alvarenga



Amanhã, 4ª feira: Badajoz é o destino!