quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

2007/2011: balanço do rejoneio em Madrid



Garantia de êxito, o rejoneio vive um momento extraordinário que tem em Las Ventas a sua caixa de ressonância - escreve-se na página oficial da internet da Monumental de Madrid, onde a empresa "Taurodelta" apresenta um balanço das últimas quatro temporadas (de 2007 a 2011) no que ao toureio a cavalo diz respeito.
Diego Ventura (foto ao lado) foi, sem dúvida, o melhor entre os 17 cavaleiros que encheram as bancadas de Madrid nas tardes de rejoneio no período em referência. Em nove tardes, Ventura saíu oito vezes em ombros pela porta grande - um recorde absoluto, muito embora o Maestro João Moura continue a ser, entre os profissionais do toureio equestre, aquele que mais vezes teve a glória de sair em ombros da Monumental de Madrid: nove vezes.
Leonardo Hernández saíu 4 vezes em ombros em 8 actuações; Andy Cartagena (foto de cima) saíu 2 vezes em 10 tardes; e Pablo Hermoso de Mendoza saíu uma vez em 5 tardes.
Cartagena foi nos últimos quatro anos o rejoneador que mais vezes toureou em Madrid (10 tardes), seguido por Ventura (9), Leonardo (8) e Pablo Hermoso e Sérgio Galán (5 cada).
Quanto a orelhas cortadas na primeira arena do mundo, o recorde pertence também a Diego Ventura (23 orelhas cortadas aos 18 toiros que ali enfrentou), seguindo-se Leonardo Hernández (12 orelhas em 16 toiros), Cartagena (10 orelhas em 20 toiros lidados), Pablo Hermoso de Mendoza (5 em 10 toiros) e Sérgio Galán (4 em 10).
Por fim e no que diz respeito a voltas ao ruedo, Cartagena encabeça a lista com 3 voltas em 20 toiros que enfrentou, seguindo-se João Moura Jr. com 2 voltas em 7 toiros, Galán com 2 voltas nos 10 toiros que ali lidou, Leonardo com 2 em 16 toiros e António Domecq com uma volta em 6 toiros lidados nos últimos quatro anos em Madrid.

Fotos D.R. e Juan Pelegrín