sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

José Alexandre projecta temporada de João Telles: mais Espanha que Portugal



Novo apoderado do cavaleiro João Ribeiro Telles (foto de cima), o conceituado taurino português José Alexandre da Silva (na foto ao lado, com Sua Mulher, a matadora de toiros Cristina Sánchez e os filhos) projecta para o ginete da Torrinha uma temporada mais baseada em Espanha que em Portugal, onde não deverá tourear mais de 15 corridas.
José Alexandre falou hoje ao "Farpas", quando o ano está mesmo a chegar ao fim, considerando que "o projecto João Telles é um desafio ambicioso, sem pressas, não é para amanhã, mas para se ir construindo".
E recorda:
"As coisas não estão fáceis, mas também não o estavam há onze anos, quando apoderei o Rui Fernandes e a verdade é que toureou as principais corridas e esteve nas feiras mais importantes".
Sobre Ribeiro Telles, diz convictamente:
"O toureiro tem valor e tem qualidades, por isso apostei neste projecto. Vamos tentar que toureie no próximo ano entre 35 a 40 corridas, abrindo sobretudo caminho em Espanha para em 2013 poder finalmente dar o salto nas principais feiras. Em Portugal, pretendo que toureie menos, não mais que as 15 corridas, nas praças e nos cartéis fortes".
Antigo e promissor novilheiro, excelente bandarilheiro, José Alexandre é hoje um dos mais conceituados taurinos portugueses em Espanha, onde reside. Sobrinho do antigo matador de toiros coruchense José Simões, tem estado nos últimos anos ligado ao apoderamento de grandes figuras do toureiro, como o rejoneador Andy Cartagena e também Rui Fernandes. Actualmente, apodera o matador espanhol Javier Cortés e há cerca de um mês passou a apoderar João Ribeiro Telles - com quem se estreia na temporada de 2012.

Fotos João Costa Pereira e gestymages