terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Plaza México: 126 rabos em 65 anos! Manuel dos Santos tem recorde: cortou dois numa tarde!

Manuel dos Santos numa célebre foto na Plaza México.
Foi o único português a cortar dois rabos e ainda por cima ambos
na mesma tarde, na maior praça do mundo
Manolo Martínez é o recordista de rabos cortadas na Plaza México: 10
Desde a inauguração, em 1946, foram concedidos 126 rabos na Plaza México, o último dos quais domingo passado
ao matador mexicano Diego Silveti

Diego Silveti cortou domingo passado o 126º rabo na Monumental Plaza México desde que foi inaugurada em 1946. Numa interessante estatística hoje divulgada pelo site espanhol "mundotoro.com", ficamos a saber que o matador mexicano Manolo Martínez é o recordista dessa proeza: cortou 10 rabos na maior praça do mundo. Mas, em contrapartida, o saudoso matador Manuel dos Santos, único português que conseguiu idêntica proeza na Plaza México, tem outro dos recordes que marcam a história dos 65 anos de existência da Monumental: foi o único toureiro que cortou dois rabos numa só tarde. Aconteceu em 29 de Janeiro de 1950. O diestro da Golegã cortou o rabo aos dois toiros que lidou, ambos da ganadaria Pastajé, o "Goloso" e o "Chato".
O primeiro toureiro a cortar um rabo na Plaza México foi Silvério Pérez, no ano da sua inauguração, em 16 de Dezembro de 1946. A seguir ao recordista Manolo Martínez (10 rabos), está Eloy Cavazos com 8, António Velásquez e Fermín Rivera, ambos com 7 e Carlos Arruza "El Ciclón" com 5.
Os toureiros espanhóis que mais rabos cortaram na Moonumental (três cada) são o matador "Niño de la Capea" e o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza (este, em 2000, 2006 e 2009). O famoso "Manolete" e Enrique Ponce cortaram ali dois rabos cada. Paco Camino, que foi um dos maiores ídolos da aficion mexicana, só logrou obter um rabo na Plaza México, o que aconteceu em 27 de Janeiro de 1963.

Fotos D.R.