segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Temos pena, mas não temos que repôr verdade nenhuma...



Miguel Alvarenga - Temos imensa pena, muita, mesmo, mas não temos que repôr aqui verdade alguma - como o "exigiu" ontem, num escrito meio disparatado (outra vez o sintoma do desespero...) a directora do site-que-ninguém-lê, já conhecido por "mundotorito.come"-mas pouco...
Nesse escrito, a articulista em questão lamenta que João Ribeiro Telles (a que, no meio de tanta atrapalhação, até atribui o cargo de presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados, ANGF...) tenha dado ao site conta da "inoportunidade da sua presença" no Jantar de Toureiros realizado este sábado em Alcochete no Clube Náutico "Alfoz".
Depois de muitas tentativas para marcarem presença, os responsáveis por esse site-que-ninguém-lê foram informados por João Telles de que não tinham sido convidados outros orgãos de comunicação e que, por isso, "se poderia criar uma situação chata" com a presença deles.
Por outras palavras e portugêsmente falando, o antigo cavaleiro e actual presidente da Associação Nacional de Toureiros (e não da de Forcados...), transmitiu aos "mundotoritos" que os não queria lá. Com a forma delicada, educadíssima e altamente diplomática que caracteriza um homem bem nascido. Sempre foi assim o meu querido amigo João Telles.
Se a mim me dissessem que não era benvindo em qualquer local, jamais teria vindo para a praça pública contá-lo. Mais valia ficar calado. Foi pior a emenda que o soneto. Não só não os quiseram lá, no seio dos toureiros, como ainda vieram a público dizer que os não tinham querido por lá, que a sua presença era "inoportuna" - o que demonstra que, por atitudes recentes - que alguém classificou e muito bem de "presunção e água benta" - estão a ser postos cada vez mais à margem. E eu tenho pena. Garanto. Tenho imensa pena. Esperava e queria vê-los em glória. Mereciam-na. Ou, se calhar, vendo agora as coisas, talvez o não merecessem. Não importa.
Mais: depois de ontem aqui termos noticiado que hoje publicaríamos fotos do Jantar dos Toureiros, da autoria do único repórter fotográfico que esteve presente no "Alfoz" - o simpático e sempre solidário "freelancer" Fernando Clemente (foto ao lado) - não deixando minimamente transparecer, ao contrário do que se escreve no "mundorito", que teria sido o único que se disponibilizou para cobrir o evento (nem por sombras, o Emílio esteve para ir, só não foi porque lhe surgiram impedimentos de última hora), a directora do site-que-ninguém-lê (mas eu leio!) veio acusar João Telles de incoerência de "respostas" e de não ter tido "a mesma bitola" para todos. E "decreta", questionando o presidente da ANDT (e não da ANGF...): "Se uns não foram, também outros não deveriam ter ido... Verdade, Sr. João Telles?".
Os elementos da Comunicação Social que estiveram no Jantar dos Toureiros - Fernando Clemente, colaborador desinteressado (é bom que se realce) de todos os sites e blog's e também José Cáceres, responsável pelo magazine tauromáquico da RTP-2, "Arte & Emoção" - quiseram associar-se ao Jantar dos Toureiros (em que não estavam só toureiros, também alguns aficionados, empresários e apoderados e até directores de corrida e moços de espadas) e fizeram o que todo o mundo faz: pura e simplesmente, inscreveram-se e pagaram as suas inscrições. Não andaram uma semana inteira a "chagar" João Telles com telefonemas despropositados para se fazerem convidados e "penetras" desajustados e inoportunos...
A directora do site-que-ninguém-lê "aconselha" ainda ao "orgão de comunicação em questão" (nós!) que "junto da ANDT confirme a veracidade do que aqui escrevemos e que reponha a verdade". Pretendo com isso o quê? Deitar mais lenha para a (sua) fogueira? Aconselha-me a que contacte João Ribeiro Telles para que este reafirme, de facto, que não queria os "mundotoritos" no jantar?  E depois dá-nos, coitadita, "ensinamentos": "De verdade se fazem notícias, não de 'aproveitamentos' conforme as necessidades de provar aos demais o que realmente lhes interessa".
Temos mais de trinta anos "disto", não temos necessidade de provar nada aos demais. Os "demais" conhecem-nos e respeitam-nos. A eles, não. Cada vez mais os põem à margem... E é isso que lhes dói. Temos pena.
Escreve a "mundotorita", a terminar: "Estamos, ou tentamos estar, onde realmente está a notícia... Ao contrário daquilo de que nos acusam...". Estão?...
Eu acuso na mesma e pergunto, afinal: por que não estiveram ou tentaram estar, sexta-feira passada, no jantar de entrega de prémios do blog "Pátio de Quadrilhas"? Para já não falar do jantar de entrega de prémios do "Farpas" - que foi o orgão que lhes deu alguma visibilidade e notoriedade e onde deveriam ter estado. Ou "a notícia" só estava no jantar do "Alfoz"? Ou apenas pretendiam, nesse Jantar de Toureiros, continuar a alimentar a "promoção" do único toureiro que lhes "passou cartão" na ensaiada e frustrada "campanha de Natal" que a todos propuseram... ao preço da uva mijona?
Ó Solange, tenha juízo!...

Fotos Fernando Clemente e M. Alvarenga