domingo, 26 de agosto de 2012

Atractivos cartéis para a Feira da Moita


A empresa "Toiros & Tauromquia" divulgou por fim as combinações dos cartéis para a próxima Feira da Moita, que decorre entre terça-feira, 11 de Setembro (tendo suprimido o festival de amadores que estava previsto para segunda-feira) e domingo, 16: três corridas à portuguesa (duas de alta competição e a do fogareiro com seis cavaleiros), uma mista, o mano-a-mano Ponce-Pedrito (que o "Farpas" anunciou em primeiríssima mão há mais de um mês) e uma novilhada na quarta-feira integrada no Ciclo Nacional das Escolas de Toureio.
No contexto geral e face aos cartéis que agora foram conhecidos, pode dizer-se que a empresa de António Manuel Cardoso "Nené" apostou na juventude e colocou dois jovens cavaleiros praticantes em cartéis de alto gabarito, em competição com maestros consagrados: João Maria Branco toureia na corrida de abertura, terça-feira, com João Moura e João Salgueiro; e Miguel Moura está no cartel de quinta-feira com Luis Rouxinol e Rui Fernandes. A Corrida do Fogareiro, que se está a tornar, em termos de ambiente, numa espécie de garraiada da sardinha assada, tem um cartel mais modesto, mas diferenciado: Rui Salvador, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Telles Bastos, Tiago Carreiras e Tomás Pinto. A de sábado, mista, conta com as cavaleiras Sónia e Ana e com o matador local Luis "Procuna" (que acaba por entrar no ciclo, mas merecia competição e maior destaque, assim, neste elenco, dá a entender que entra por entrar...). Finalmente, domingo, Enrique Ponce e o esperado Pedrito de Portugal.
No que respeita a toiros, estão eleitas boas ganadarias: Pinto Barreiros no primeiro dia, Passanha no segundo, Campos Peña na noite do fogareiro, Herdeiros de Conde Cabral na mista de sábado e Hermanos Sampedro para o mano-a-mano.
Uma vez mais, fica de fora o também matador moitense Sérgio dos Santos "Parrita", depois de ter sido já triunfador da feira na praça "Daniel do Nascimento" e faltam alguns dos cavaleiros que mais de têm destacado nesta temporada, casos de João Moura Caetano, de Marcos Bastinhas e de João Salgueiro da Costa, para já não falar de João Moura Jr. Por fim, há a registar as pazes dos Moura com o empresário "Nené", depois de em Junho passado e na sequência de uma corrida em Reguengos, terem cortado relações e saído de algumas corridas para que estavam falados.

Foto D.R.