quinta-feira, 30 de agosto de 2012

De hoje a 8 dias: o regresso a Lisboa de Pablo Hermoso



A corrida da próxima quinta-feira, dia 6 de Setembro, no Campo Pequeno, é um verdadeiro confronto entre a interpretação espanhola do toureio a cavalo (rejoneio) e a versão portuguesa que nos foi legada pelo Marquês de Marialva.
Depois do extraordinário êxito artístico que constituiu a sua apresentação no dia 24 de Agosto, na Figueira da Foz, testemunhada pelo país inteiro através das câmaras da televisão, a empresa do Campo Pequeno repete nesta corrida o rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza.
Quando se pensa que tudo, ou quase tudo, já foi dito sobre Pablo Hermoso de Mendoza como figura de época e como a maior figura de sempre do rejoneio mundial, ele consegue superar-se e dar uma dimensão mais profunda da sua arte e da sua postura irrepreensível como profissional do toureio. Sempre que Pablo Hermsoo de Mendoza toureia no Campo Pequeno, a expectativa é grande mas, depois do êxito da Figueira da Foz, essa expectativa é, sem sombra de dúvida, ainda maior.
Para alternar com Pablo Hermoso de Mendoza estarão de hoje a oito dias em Lisboa os cavaleiros António Ribeiro Telles e Rui Fernandes: o expoente máximo do toureio a cavalo clássico e um dos cavaleiros portugueses mais acreditados actualmente em Espanha, com triunfos sonantes nas praças de toiros mais importantes.
António Ribeiro Telles é o "fiel depositário" do toureio clássico "bebido" no seio da sua família, herdado do patriarca Mestre David Ribeiro Telles e que ele tão bem preserva e cultiva.
Rui Fernandes é um cavaleiro que segue de perto os Cânones "Mouristas" e que se encontra num grande momento de forma, dispondo de uma quadra de cavalos capaz de lidar, com êxito, todo e qualquer tipo de toiro.
Estarão em praça dois consagrados grupos de forcados amadores e lidam-se seis preciosos toiros de Maria Guiomar Cortes Moura, ganadaria de encaste Murube-Urquijo, procedente de Irmãos Moura e que tem como data e local de antiguidade, Setembro de 1963, em Portalegre. Pasta na Herdade das Lages, no Concelho de Monforte.