sexta-feira, 31 de agosto de 2012

João Telles: drama e triunfo ontem no Campo Pequeno


Já na primeira parte, João Telles dera o mote de que estava ali para triunfar
Momentos de dramatismo e angústia ontem no Campo Pequeno
Depois da colhida, João recompõs-se e conquistou Lisboa!


Miguel Alvarenga - João Ribeiro Telles viveu ontem no Campo Pequeno na Corrida TV momentos dramáticos e também de triunfo.
O jovem cavaleiro da Torrinha, filho do veterano João Palha Ribeiro Telles, chegava finalmente à primeira praça do país já na recta final da temporada, depois de um controverso processo de contratação que envolveu, no início da temporada, alguma polémica entre o seu apoderado José Alexandre e o gerente taurino da praça, Rui Bento.
Como ontem noticiámos mesmo em cima da hora, o cavalo de saída escorregou na cara do toiro quando Telles iniciava a sua segunda lide e arrastou na queda o cavaleiro, vivendo-se na arena e nas bancadas momentos de angústia e dramatismo - que, felizmente, não tiveram consequências de maior. O cavalo está bem e o cavaleiro prosseguiu em ritmo triunfal a sua actuação, depois de na primeira parte da corrida ter tido também um notável triunfo.
No final, João Telles ganhou o troféu para a "melhor lide" atribuído pela Casa do Pessoal da RTP. Os (poucos) assobios protestando a decisão do júri não superaram os aplausos do público, que reconheceu o excelente labor do jovem Telles. A credibilidade do júri, em termos tauromáquicos, composto por personalidades não taurinas (escolhidas pela Casa do Pessoal da RTP) pode ser discutível. Mas, pelo menos e numa altura em que a atribuição de prémios provoca sempre alguma polémica, há que realçar que não havia elementos "viciados" entre os jurados - o que pode justificar a eleição de João Telles. Quem votou, votou na emoção, na "vibração" que o jovem toureiro levou às bancadas.
E numa temporada em que, após quase dez anos a "marcarem passo", os "filhos" começam por fim a despoletar e a singrar, faltava a João Ribeiro Telles um triunfo assim para se impor também e dizer, como referi esta semana, que "não desapareceu do mapa", apesar de ter estado quase um mês parado, por motivo de doença. Já anteriormente conquistara um troféu em Évora. O de ontem, no Campo Pequeno, vem reafirmar e consolidar João Ribeiro Telles como um dos grandes valores da nova vaga de cavaleiros.
Olé, Joãozinho!

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com