sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ontem no Campo Pequeno: novilhada "de trás para a frente"...


A novilhada de ontem à noite no Campo Pequeno, rompendo uma vez mais todo o ritual tradicional (de sempre) das corridas mistas, começou "de trás para a frente", isto é, tourearam na primeira parte os novilheiros (na foto, João Rodrigues, da Escola da Moita) e na segunda parte entraram em cena os cavaleiros e os forcados.
Criticável, discutível mas, diga-se em abono da verdade, uma forma de valorizar a presença dos diestros apeados e impedir que o público "dê à sola" e os deixe a tourear "sózinhos" depois de ver os cavaleiros e as pegas.
Há quem alegue que foi assim para assegurar a boa qualidade do piso da arena antes de os cavalos "o estragarem"... mas a verdade é que toda a vida nas corridas mistas actuaram os cavaleiros pela frente e os matadores a seguir e ainda hoje assim sucede, até em Espanha.
Enfim... cá por mim, nem sou contra esta "alteração". Ao menos, ontem, todos os que estavam na praça, mesmo não sendo muitos, assistiram às lides dos novilheiros. De outra forma, seguindo os moldes tradicionais, talvez lá tivessem ficado vinte ou trinta para o ver...

Foto Henrique de Carvalho Dias