"Morreu o Júlio 'Pitorrilha'.O guardião de sonhos, o eterno guarda e defensor, o porta-estandarte da praça de toiros 'Palha Blanco' em Vila Franca. Deixa recordações pela sua rudeza ingénua e de profundo amor por aquele espaço" - escreve hoje o empresário da praça de Vila Franca, Ricardo Levesinho, na rede social "Facebook" sobre o famoso guarda da praça, falecido na noite passada no Hospital local.
Também Humberto Pardal, ex-empresário da "Palha Blanco", lhe presta homenagem: "Coitado do 'Pitorrilha'. Que descanse em paz. Um grande amigo da Palha Blanco".
A Tertúlia Cirófila recorda-o como "uma figura mítica de Vila Franca por quem todos tínhamos um enorme carinho" e propõe que "amanhã na corrida lhe retribuamos devidamente toda a sua dedicação à Palha Blanco".
O Clube Taurino Vilafranquense, por seu turno, evoca-o como "uma memória viva de uma Vila Franca Toureira que não o vai esquecer" e recorda que Júlio "Pitorrilha" "marcou indelevelmente várias gerações de aficionados da 'Palha Blanco' e de Vila Franca".
"Homem simples, a todos cativava. Pisou a arena da sua 'Palha Blanco' pela última vez no ano de 2008 num festival realizado em sua homenagem, contudo, a maior de todas as homenagens terá lugar a partir de hoje ao recordarmos nos nossos corações essa verdadeira Memória de Vila Franca", acrescenta, a terminar, o comunicado da Direcção do Clube Taurino.
Não temos ainda informação sobre a hora e local do velório e do funeral de Júlio "Pitorrilha", que se deverá realizar amanhã em Vila Franca.
Foto Constantino/@Clube Taurino Vilafranquense/Facebook