quinta-feira, 25 de julho de 2013

1 de Setembro em Montemor: a grande homenagem a José Maria Cortes



Será de seis cavaleiros a tradicional corrida de toiros da Feira da Luz, na tarde de 1 de Setembro, na praça de Montemor-o-Novo (foto de cima), dia em que se prestará a grande homenagem à memória do falecido cabo dos Forcados Amadores de Montemor, José Maria Cortes (foto ao lado), que agendara precisamente para esta data a sua despedida das arenas e a passagem de testemunho, na chefia do grupo, a António Vacas de Carvalho, filho do também ex-cabo do grupo Paulo Vacas de Carvalho (hoje empresário da praça montemorense juntamente com Simão Comenda).
Cumprindo-se o que estava programado, só mesmo nesse dia António Vacas de Carvalho assumirá oficialmente o comando dos Amadores de Montemor, que até aqui continuam a ser anunciados nos cartéis com a liderança simbólica do saudoso Cortes.
Os toiros serão da ganadaria de Herdeiros de Cunhal Patrício e certas no cartel estão por enquanto as presenças do cavaleiro Vitor Ribeiro e do praticante Manuel Vacas de Carvalho. Pegam. obviamente, em solitário, os Forcados Amadores de Montemor. A restante composição do cartel, segundo a empresa "Montemor é Praça Cheia", deverá estar concluída já na próxima semana.
Já completamente rematado está o cartel do espectáculo de juventude da véspera, sábado, 31 de Agosto, em que se disputarão os troféus "Espora de Prata" (melhor lide a cavalo) e "Forcado de Prata" (melhor pega). Actuam os jovens cavaleiros António Prates, Luis Rouxinol Jr., Mara Pimenta e os filhos do cavaleiro Francisco Núncio, António e Francisco. Pegam os grupos juvenis de Montemor e Évora e lidam-se novilhos da ganadaria Herdade do Poço da Rua.

Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus