sábado, 31 de agosto de 2013

Reinauguração não esgotou praça de Estremoz

A corrida de reinauguração da praça de Estremoz abriu ontem com os artistas
desfilando numa procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima
Luis Mourinha, presidente da Câmara de Estremoz, com o empresário
António Manuel Barata Gomes e João Cortes

A corrida de reinauguração da praça de toiros de Estremoz, ontem à noite, não esgotou a lotação do tauródromo, como era de esperar - e se impunha. Uns dizem que "é preciso recuperar a aficion local depois dos anos a que a praça esteve votada ao abandono", mas há também quem atribua o facto à polémica gerada em torno da ausência da Dinastia Cortes na noite de reabertura. Para outros, o elevado preço dos bilhetes motivou a falta de lotação esgotada.
Mesmo assim, viveu-se uma agradável noite de toiros com sete cavaleiros em praça e dois valentes grupos de forcados e há apenas a lamentar o incompreensivelmente mau estado do piso da arena, que condicionou em parte o comportamento dos toiros de Pinto Barreiros e impediu algum brilhantismo aos artistas.
Os maiores momentos da noite foram protagonizados por João Moura Caetano com o magnífico cavalo "Temperamento" e por João Ribeiro Telles, que reafirmou o momento enorme que atravessa. Mas os êxitos foram repartidos por todos: António Ribeiro Telles abriu praça com uma lide excepcional; João Salgueiro cravou dois ferros de antologia e terá sido exagerada a decisão de não dar volta à arena; Rui Fernandes galvanizou o público com o seu toureio de emoção; Vitor Ribeiro empregou-se ao máximo diante de um toiro que se adiantava; e João Maria Branco voltou a somar pontos e a dizer que está para durar.
Em corrida bem dirigida por Agostinho Borges, pegaram pelo Grupo de Montemor os forcados João da Câmara, Manuel Ramalho, Francisco Barreto e António Calça e Pina; e pelo de Monforte, Nuno Toureiro, Dinis Pacheco e Fábio Derreado. Ao intervalo descerrou-se no páteo de quadrilhas uma placa de homenagem à memória de José Maria Cortes com a presença de seu Pai, João Cortes.

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com e Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com