quinta-feira, 30 de abril de 2015

Os 6 vencedores do Passatempo/Elvas

Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos, que amanhã toureiam na corrida nocturna
no Coliseu de Elvas
O popular e saudoso António Carvalho, o taurino que lançou e apoderou Bastinhas
nos seus primeiros anos, aqui nas funções de moço de espadas do Maestro José
Júlio
António Carvalho "Galinha", o homem que lançou Joaquim Bastinhas, nos seus
tempos de novilheiro, actuando na arena de Vila Franca de Xira
Marcos Tenório Bastinhas na sua estreia em público, em Junho de 2000 na
Terrugem, com seu Pai, Joaquim Bastinhas e seu saudoso Avô, Sebastião Tenório
Marcos Tenório Bastinhas em Junho de 2000 na sua estreia em público na praça
de toiros da Terrugem (Elvas), fotografado pelo repórter José Foles


Alexandre Francisco Bezerra Bilé, João Pedro Gomes Pinto, Felícia Pisa (os primeiros três que corresponderam correctamente à primeira pergunta), Rui Miguel Pucarinhas Rebola, António João Oliveira e Rui Coronha (que foram os três primeiros a responder acertadamente à segunda questão) foram os 6 vencedores do Passatempo que promovemos esta semana e têm, cada um, direito a um bilhete para a corrida nocturna de amanhã, sexta-feira, no Coliseu de Elvas - com cartel composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Sónia Matias, Ana Batista, Pedro Salvador e Marcos Bastinhas e pelos grupos de forcados de Monforte, Académicos de Elvas e Coimbra, que enfrentarão seis toiros de prestigiada ganadaria Passanha.
António Carvalho, o saudoso "Galinha", que foi durante muitos anos um braço-direito de Mestre David Ribeiro Telles na Torrinha e que chegou a ser promissor novilheiro no seu tempo, foi, na verdade, o taurino que lançou Joaquim Bastinhas e que o apoderou nos seus inícios. O empresário José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim", recordou mesmo ao "Farpas" que foi com António Carvalho que a sua empresa, composta também por seu Pai, Glicério Paulo e por António Paes de Sousa, "contratou o Joaquim Bastinhas para a corrida da sua alternativa em Évora, há 31 anos".
As outras duas outras opções (erradas) que dávamos aos leitores eram José Tello Barradas (que veio a apoderar mais tarde o cavaleiro de Elvas) e Amâncio Grilo (que foi seu bandarilheiro nos princípios, mas que nunca o apoderou).
Na segunda pergunta, a resposta certa era a praça da Terrugem, onde o cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas se estreou em público em Junho de 2000. Como opções (erradas) indicávamos também as praças de Elvas e de Santo António das Areias.
E se na primeira questão, houve muitas dívidas, tendo vários leitores escolhido José Tello Barradas e mesmo Amâncio Grilo; na segunda, a larga maioria dos leitores que participaram neste nosso Passatempo não tiveram dúvidas em referenciar a praça da Terrugem (Elvas) como palco da primeira actuação em público de Marcos Tenório Bastinhas no ano de 2000.
Os 6 vencedores têm amanhã nas bilheteiras do Coliseu de Elvas, a partir das 17h30, disponíveis os respectivos bilhetes em seu nome, bastando apresentar um documento de identificação para os levantar. Parabéns aos vencedores, uma excelente corrida para todos e até a um próximo Passatempo "Farpas"!

Fotos D.R. e José Foles