segunda-feira, 29 de junho de 2015

João Moura Caetano: aconteceu toureio no Montijo!

Em grande momento (o toureiro e os seus magníficos
cavalos), João Moura Caetano foi o absoluto e
incontestado triunfador da nocturna de sábado
na Monumental do Montijo
Mais valia ter ficado em Badajoz, onde nessa tarde cortara uma orelha... Moura
Júnior enfrentou no Montijo os dois piores toiros da corrida de sábado...
Marcos Bastinhas foi autor de bons ferros, com a costumeira ousadia. Em baixo,
João Damásio (Amadores do Montijo) e Moura Caetano, vencedores dos prémios
"Adega de Pegões" para a melhor pega e a melhor lide


João Moura Caetano sagrou-se absoluto triunfador da nocturna que sábado se realizou na Monumental do Montijo, vencendo muito justamente o troféu que estava em disputa para a melhor lides na tradicional corrida de S. Pedro patrocinada pela Adega de Pegões. O cavaleiro de Monforte destacou-se em duas grandes actuações e levou a melhor numa noite de juventude, com cartel bem montado e em que rivalizava com João Moura Jr. e Marcos Bastinhas.
A praça registou meia entrada e no que toca aos toiros, exigia-se mais por parte de empresa. Apresentar uma corrida "partida em dois" na data mais importante da temporada montijense é coisa que não lembra ao diabo... Estavam anunciados três toiros de Lopes Branco, que foram substituídos à última hora por três exemplares da prestigiada ganadaria Vinhas. E lidaram-se outros três de Herdeiros de Cunhal Patrício.
As "favas" tocaram a Moura Júnior, que nessa mesma tarde cortara uma orelha em Badajoz (também com o pior toiro da corrida...) e que no Montijo fez da tripas coração para agradar, sem contudo alcançar o brilho desejado. Marcos Bastinhas teve duas prestações regulares, esforçadas e com ferros arriscados, sem também triunfar rotundamente.
João Damásio, dos Amadores do Montijo (foto ao lado) venceu o prémio para a melhor pega pela que executou em quinto lugar, de forma espectacular e ao primeiro intento. Pelo seu grupo, pegaram ainda o cabo Ricardo Figueiredo (à segunda) e Hélio Lopes e Nuno Dias de cernelha.
Pelos Amadores de Alcochete, foram caras Fernando Quintela (ao primeiro intento), João Machacaz (que pegou à primeira, mas em sétima tentativa, depois de seis falhadas por Joaquim Quintela, que recolheu lesionado à enfermaria) e António José Cardoso (à segunda) - já a seguir, veja o "filme" das seis pegas, uma foto-reportagem de Emílio de Jesus.
Foi a corrida bem dirigida por Tiago Tavares.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com