segunda-feira, 29 de junho de 2015

Os destaques de um fim-de-semana "a ferver"

Moura Caetano bordou o toureio no sábado no Montijo e ganhou o prémio
que estava em disputa, competindo com Moura Jr. e Marcos Bastinhas
Francisco Maldonado Cortes comemorou 20 anos de alternativa com dois
grandes triunfos no sábado em Castelo Branco
Triunfal estreia de Manuel Dias Gomes como matador de toiros, ontem, na
Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo
"Explosão" de Botero fechou ontem com chave de ouro em Évora uma grande
corrida daquelas que fazem aficionados


João Moura Caetano conquistou merecidamente o troféu para a melhor lide na corrida nocturna de sábado no Montijo, onde competia com Moura Júnior e Marcos Bastinhas e o prémio para a melhor pega foi atribuído a João Damásio, dos Amadores do Montijo, em noite de emoções repartida com os Amadores de Alcochete.
No mesmo dia em Castelo Branco, em praça portátil, por mais incrível que possa parecer, Francisco Cortes toureou a sua primeira corrida na temporada em que assinala 20 anos de alternativa (por que continua fora do circuito e ausente das principais praças é coisa que ninguém entende...), alcançando um forte triunfo.
Ontem em Évora, três quartos fortes de entrada e uma corrida daquelas que fazem aficionados, com triunfos da ganadaria Passanha, dos Forcados de Évora e dos seis cavaleiros em praça, tendo-se destacado o colombiano Jacobo Botero com uma "explosão" contagiante no último toiro da tarde - mas sem deixar esquecer as boas actuações de João Moura, de Joaquim Bastinhas, de António Telles, de Francisco Núncio (que comemorou os seus 20 anos de alternativa) e de João Maria Branco.
Ontem, também, em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), estreou-se triunfalmente em Portugal o nosso novo matador Manuel Dias Gomes, tendo o maior êxito da corrida cabido ao francês Juan Leal, que saíu aos ombros.
Em Alcácer, venceu Rouxinol o prémio para a melhor lide numa corrida a que faltou público... por ter sido fora da data tradicional e "em cima" da corrida de S. Pedro em Évora. Triunfo importante de Miguel Moura e duas aplaudidas actuações de Rui Salvador.
Num fim-de-semana "a ferver" - de calor e de triunfos dos nossos toureiros - estes são os temas que vamos analisar e de que vos vamos mostrar todas as fotos ao longo do dia de hoje. Não perca nada e cada vez que chegar ao final da página, não se esqueça: clique em Mensagens Antigas no canto inferior direito e aceda de imediato às publicações anteriores, por forma a não perder nada do que já ficou para trás.

Fotos Emílio de Jesus, D.R., André Pimentel/cortesia tertúlia T. Terceirense e Maria João Mil-Homens