quarta-feira, 29 de julho de 2015

José Mata morreu há 44 anos em Villanueva de los Infantes

Momento da colhida mortal de José Mata há 44 anos na
corrida inaugural da praça espanhola de Villanueva de los
Infantes. Um ano antes (foto de baixo) encerrara-se em Madrid
com seis toiros de Conde de la Maza


Cumprem-se 44 anos sobre a trágica corrida de inauguração da praça de toiros espanhola de Villanueva de los Infantes (Ciudad Real) em que perdeu a vida, vítima de cornada, o matador José Mata, nascido em Garafia (La Palma).
Debutara com picadores em Orduña (Vizcaya) em 24 de Junho de 1960 e recebera a alternativa em Benidorm a 8 de Agosto de 1965, das mãos do célebre Manuel Benítez "El Cordobés", com o testemunho de Manuel Herrero, confirmando-a em Las Ventas (Madrid) a 12 de Outubro desse mesmo ano, apadronhado por Andrés Vásquez, com o testemunho de Enrique Trujillo.
José Mata, que um ano antes, em Outubro de 1970, se encerrara em Madrid com seis toiros de Conde de la Maza (foto ao lado), actuava na corrida inaugural da praça de Villanueva de los Infantes, na tarde de 25 de Julho de 1971, em substituição de Juan Calero e ao lado de Francisco Ceballos e de "Carnicerito de Úbeda".
Colhido pelo toiro "Cascabel" da ganadaria de Luis Frías, sofreu uma gravíssima cornada na coxa direita, com rotura da femoral, vindo a falecer dois dias depois no Sanatório dos Toureiros em Madrid.

Fotos D.R.