terça-feira, 28 de julho de 2015

Monforte inaugurou ontem o Centro Interpretativo Tauromáquico

Autoridades políticas e eclesiásticas de Monforte e várias figuras do mundo
tauromáquico marcaram ontem presença no acto inaugural do Centro
Interpretativo Tauromáquico
 
Momento em que o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem e o
secretário de Estado da Administração Local, António Amaro, descerravam
a placa que assinala a inauguração oficial do novo espaço
João Moura e Paulo Caetano visitando o Centro Interpretativo Tauromáquico
com o presidente da Câmara, o secretário de Estado e o deputado Cristovão
Crespo
O famoso campino Farinha à conversa com Marco Gomes e Ana Meira
Vários cartazes que contam a história taurina de Monforte
A ilustre Família Caetano
João Moura, Dr. João Santos Andrade (presidente da Associação de Ganadeiros)
e José Luis Gomes (representando a Associação de Forcados)
O cavaleiro Paulo Caetano com o secretário de Estado (de costas), o presidente da
Câmara de Monforte e o deputado Cristovão Crespo (PSD/Portalegre)
Miguel e Ana de Alvarenga com o apoderado Fernando Canto e o cavaleiro Francisco
Maldonado Cortes
Miguel Alvarenga abriu a Sessão Solene falando das
figuras de Monforte que ao longo dos anos se destacaram
nas arenas e sublinhando a importância deste museu que
as consagra
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, no
uso da palavra. E, em baixo, o secretário de Estado da
Administração Local, António Amaro, durante a sua
intervenção, ontem, na inauguração do museu que consagra
as figuras da vila que fizeram história nas arenas


Foi ontem oficialmente inaugurado em Monforte o Centro Interpretativo Tauromáquico, um museu que consagra 80 figuras locais que se destacaram nas arenas e fizeram da vila alentejana, nos últimos anos, uma verdadeira capital da tauromaquia mundial. A cerimónia decorreu no Jardim António Sardinha, mesmo em frente ao edifício - a antiga Escola Primária - onde ficou instalado o novo espaço, uma mais valia para o mundo aficionado, e contou com a honrosa presença do secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro (foto ao lado), do presidente da Câmara de Monforte, Engº Gonçalo Nuno Lagem, bem como do presidente da Assembleia Municipal de Monforte e do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, o deputado Cristovão Crespo (PSD/Portalegre). Marcaram presença os cavaleiros João Moura, Paulo Caetano, João Moura Caetano e Francisco Cortes, bem como os bandarilheiros José Franco "Grenho" e Ricardo Raimundo, vários elementos dos Forcados Amadores de Monforte, o presidente da Associação de Ganadeiros, Dr. João Santos Andrade, José Luis Gomes (em representação da Associação Nacional de Grupos de Forcados), o fiel colaborador da Casa Moura, Carlos Barreto, o grande forcado e antigo cabo dos Amadores de Montemor, António José Zuzarte (natural de Veiros e há muitos anos radicado a Monforte, onde sua Família tem grandes ligações), o forcado David Romão (membro dos Amadores de Santarém, oriundo de uma ilustre Família local de grandes forcados), a campeão internacional de Dressage, Maria Moura Caetano, o campino António Farinha e diversas outras personalidades de Monforte ligadas ao mundo dos toiros.
Miguel Alvarenga abriu a Sessão Solene de inauguração do Centro Interpretativo Tauromáquico sublinhando em breves palavras a importância de Monforte no mundo da tauromaquia "desde que no ano de 1976, em Madrid, João Moura ditou as regras e disse que era assim que se passava a tourear a cavalo". Recordou cavaleiros, ganadeiros, bandarilheiros, novilheiros, forcados e outras individualidades monfortenses que se destacaram nas arenas, citando o caso de Paulo Caetano, "que ali se radicou, ali formou família e ali criou a sua ganadaria, constituindo uma mais valia para Monforte". Por fim, o director do "Farpas" destacou a importância da presença naquele acto do secretário de Estado da Administração Local, digníssimo representante do Governo de Portugal, presença que "muito nos honrou a todos" e enalteceu a obra da autarquia local "que muito dignifica a Tauromaquia, consagrando os seus grandes valores aqui nascidos e os que se tornaram filhos adoptivos da terra".
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara local, que inaugurou este museu - projectado pelo anterior executivo, liderado por Miguel Rasquinho - recordou que "Monforte é o concelho do país, e talvez do mundo, com maior densidade de coudelarias, de ganadarias e toureiros, que foram e continuam a ser notáveis embaixadores" daquela vila, sublinhando que o novo espaço agora inaugurado "é uma estrutura do Município de Monforte orientada para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional".
Por fim, o secretário de Estado, Dr. António Amaro, assumiu que embora não sendo aficionado nem frequentador das praças de toiros, não é opositor e muito menos insensível à importância e à tradição cultural do espectáculo tauromáquico, congratulando-se com a obra ontem inaugurada e frisando que "é necessário às autarquias, em especial as do interior, pegarem nos seus valores culturais e tradicionais e fazer com que sejam uma mais valia, não só como património cultural, mas como motor de desenvolvimento e coesão". Não se furtou, na fase final da sua intervenção, a fazer campanha eleitoral, afirmando que "hoje estamos melhor do que há quatro anos atrás e é com estas iniciativas autárquicas que se consegue a coesão social nestas regiões do interior".
Por fim, uma palavra de apreço para os dois funcionários da Câmara de Monforte que foram os grandes obreiros da montagem deste precioso espaço e aos quais o presidente da autarquia expressou publicamente o seu reconhecimento: Sérgio Batista (conhecido moço de espadas da Casa Caetano) e Maria de Jesus Barreto (Mulher de Carlos Barreto). O acto inaugural foi abrilhantado pela Banda de Alter do Chão, a cuja actuação se seguiu o descerramento da placa que assinala a inauguração do Centro Interpretativo Tauromáquico e uma visita ao mesmo de todos os convidados.

Fotos José Foles/cortesia tauromaquiaalentejana.blogspot.com, Fernando Marques/cortesia planetadostouros.blogspot.com e Manuel Ribeiro