sexta-feira, 29 de julho de 2016

"6 Toros 6" destaca "paixão" do Campo Pequeno pelo toureio a pé



"Campo Pequeno (Lisboa) apaixona-se com o toureio a pé" - é o sugestivo título de uma reportagem de três páginas na edição desta semana da revista espanhola "6 Toros 6", que actualmente não se vende, infelizmente, no nosso país.
"O Campo Pequeno tem que converter-se e esse foi o nosso propósito desde a sua reinauguração, numa praça de referência para as figuras do toureio, tento a cavalo como a pé. Nesse sentido, estou muito satisfeito com o que está ocorrendo este ano com os matadores de toiros, pois noto um ponto de inflecção muito importante na aficion, especialmente depois da grandiosa actuação de 'El Juli' em 18 de Julho do ano passado, que supõs um antes e um depois no gosto da aficion", afirma Rui Bento em declarações ao jornalista Alfonso Santiago, autor desta reportagem, ilustrada com fotos do repórter português Pedro Batalha.
As actuações marcantes, esta temporada, de Morante de la Puebla, de Juan José Padilla e de Juan del Álamo, bem como o inesquecível êxito de "Finito de Córdoba" no Festival L.Vida, são as grandes referências destacadas na "6 Toros 6" para referir a reviravolta, no bom sentido, e o entusiasmo que o toureio a pé está a ter e a despertar actualmente em Portugal, por obra e graça, sobretudo, do que se tem passado na praça do Campo Pequeno. Hoje mesmo, o ambiente é enorme em Salvaterra de Magos, onde faz a sua apresentação entre nós a grande figura do momento, o jovem matador peruano Andrés Roca Rey.
Rui Bento expressa o desejo de que também entre os matadores nacionais surja um "com força", o que seria "a chave para a expansão do toureio a pé em Portugal". O antigo matador de toiros e actual gerente da primeira praça do país, refere os nomes de Manuel Dias Gomes, António João Ferreira, Paco Velásquez e Nuno Casquinha e também os dos novilheiros Diogo Peseiro e "Juanito", opinando que "Portugal tem que contar com um toureiro a pé com importância para que este momento que se está vivendo no Campo Pequeno tenha continuidade".
"As figuras espanholas cada vez estão mais dispostas a tourear em Lisboa, porque se sentem bem tratadas pela empresa e porque o recebimento do público a estes toureiros é cada vez mais importante", diz Rui Bento, referido pela "6 Toros 6" como "a alma mater do Campo Pequeno num trabalho que não é fácil, mas sim satisfatório, que dura já uma década".
O matador Juan José Padilla, que empolgou Lisboa no passado dia 14 de Julho, devendo regressar ao Campo Pequeno ainda nesta temporada, diz que o impressionou "a forma como me recebeu a aficion, a entrega e o carinho que recebi por parte desse público, que notei muito sensível na hora de sentir o toureio com o capote e a muleta".

Fotos D.R.