quarta-feira, 27 de julho de 2016

Cañito: decano dos fotógrafos taurinos morre aos 103 anos

Francisco Cano ainda fotografou nas praças há nem poucos anos. Morreu esta
madrugada com 103 anos de idade
Em Espanha com Hemingway
Com Luis Miguel Dominguín
Francisco Cano foi também promissor novilheiro nos anos 30
Francisco Cano com Ava Gardner numa praça de toiros e, em baixo, com o
actor Charlton Heston, famoso pelo filme "Ben-Hur", entre muitos mais

Francisco Cano Lorenza "Cañito", morreu esta madrugada, aos 103 anos de idade. Encontrava-se há três semanas na residência das Hermanitas de los Ancianos Desemparados, na localidade valenciana de Llíria. Na passada segunda-feira, a família de Cano desmentiu que ele tivesse sofrido um ataque cardíaco, informando que o decano dos fotógrafos taurinos estava "estável" e "a recuperar de uma forte pneumonia".
Único fotógrafo que captou em Linares em Agosto de 1947, as trágica imagens - que o celebrizaram mundialmente - da morte do toureiro "Manolete", Francisco Cano conviveu com as maiores figuras do cinema mundial e do toureio (fotos) e em 2006 foi agraciado com a Medalha ao Mérito no Trabalho e em 2014 com o Prémio Nacional de Tauromaquia.
Ao longo de muitos anos de actividade, trabalhou para vários orgãos de informação, entre os quais a famosa revista "Aplausos". Esteve por diversas vezes em Portugal e nomeadamente em corridas na praça do Campo Pequeno e na última Feira do Toiro em Santarém apresentou uma magnífica exposição fotográfica.
Que em paz descanse.

Fotos D.R./aplausos.es