terça-feira, 18 de outubro de 2016

Tarde de arte e aficion no tradicional festival de Vila Boim

Oficío e experiência, a maestria de Luis Reina
Foto Florindo Piteira
Temple a arte de Manuel Dias Gomes em tarde de inspiração, depois do
importante triunfo em Lisboa
Boa presença em Vila Boim de António Medina, aluno da Escola de Badajoz
Paula Santos, a estrela da Moita, voltou a entusiasmar
Francisco Palha encerrou em alta a sua temporada de consagração
João Maria Branco em forma, num ano em que não foi visto em Portugal
António Núncio lidou um novilho nada fácil de Canas Vigouroux
João da Câmara (Grupo de Montemor) fez a primeira pega, dobrando Vasco
Carolino
Rui Bento, dos Amadores de Évora, foi autor da segunda pega, à primeira
A terceira pega, executada por elementos dos dois grupos, teve na cara o
valente Luis Valério, do Grupo de Montemor, sendo a mais emotiva das três


A instabilidade do tempo não foi suficiente para afastar o público da praça de Vila Boim (Elvas), onde no passado fim-de-semana se voltou a cumprir a tradição com um festival que reuniu um belíssimo e bem rematado cartel e que trouxe de regresso às arenas o antigo matador espanhol Luis Reina ao lado de promissoras figuras do toureio nacional. Obra feita e triunfo consagrado, um ano mais, graças à muita aficion de Luis Carvalho e do sempre dinâmico empenho do empresário Paulo Pessoa de Carvalho. Uma festa distinta e um ambiente de pré-Golegã com um maior sabor a Festa Brava.
A cavalo, a melhor exibição foi a de Francisco Palha, com um bom novilho de Falé Filipe, a culminar uma temporada de afirmação absoluta e em que deu finalmente o salto, sagrando-se definitivamente entre os da frente. João Maria Branco, frente a um Passanha de excelente nota, demonstrou estar em forma, apesar de estar quase esquecido por não ter toureado este ano em Portugal; e António Núncio, depois de um triunfo marcante em Alcácer, teve aqui o azar de enfrentar um novilho nada colaborante de Canas Vigouroux.
Nas lides a pé, destacou-se a maestria de Luis Reina (quem sabe, nunca esquece) diante de um bom novilho de Falé Filipe; e o grande momento de Manuel Dias Gomes, embalado pelo importante triunfo de Lisboa ao lado de "Finito de Córdoba" e de Padilla, aqui com a colaboração de um novilho de Manuel Veiga que foi extraordinário.
António Medina, aluno da Escola de Toureio de Badajoz, esteve desenvolto e valente com um novilho com cara e presença de Falé Filipe; e a jovem promessa da Escola da Moita, Paula Santos, voltou a entusiasmar com a muleta pela sua raça e pela sua garra toureira, lidando um novilho de Luis Rocha.
Nas pegas aos três novilhos lidados a cavalo estiveram João da Câmara, dos Amadores de Montemor, a dobrar Vasco Carolino; Rui Bento, pelos Amadores de Évora, à primeira tentativa; e na última pega, executada por elementos dos dois grupos, esteve na cara Luis Valério (GFA de Montemor) naquela que foi a mais emotiva pega do festival.
Dirigiu com acerto Marco Gomes - e para o ano haverá mais em Vila Boim!

Fotos Maria Mil-Homens