quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Na hora da despedida do mais famoso grupo cómico-taurino: Jaime Amante recorda a sua carreira de 11 anos no "Bombero Torero"

Durante onze anos, Jaime Amante integrou o grupo cómico-taurino "El Bombero
Torero" e actuou em todas as grandes praças de toiros do mundo
A famosa equipa de "El Bombero Torero". Jaime Amante é o primeiro da
esquerda, atrás dos anões toureiros
Jaime Amante em Paris com os enanitos toreros do "Bombero"
O famoso Bombero Torero no México com o actor Mário Moreno "Cantinflas"
Programa da actuação em Acho em Dezembro de 1990
Programa de uma das muitas actuações do grupo "El Bombero Torero" em
Portugal, neste caso em Fevereiro de 1994, pelo Carnaval, em Setúbal
Jaime Amante há dois anos na Figueira da Foz com o matador espanhol Sánchez
Vara e, em baixo, com Miguel Alvarenga na praça de toiros de Estremoz

"Foi uma parte importante da minha vida e jamais esquecerei esses tempos", diz-nos Jaime Martínez Amante (na foto ao lado, com Miguel Alvarenga, na praça de toiros de Estremoz), o único toureiro cómico português que teve grande projecção internacional e integrou durante onze anos o mais famoso grupo cómico-taurino, "El Bombero Torero e sus Enanitos", fundado em 1928 e que no próximo dia 15 de Setembro, em Almodóvar del Campo (Ciudad Real) fará a sua despedida, o seu corte de coleta, após quase 90 anos de glória. Anunciava-se ao tempo como "El Gran Totó de Portugal".
"Foram 89 anos de magia, de aficion e de muita alegria", frisa Jaime Amante, que recorda:
"Integrado nesse espectáculo toureei em todo o mundo, Espanha, França, Portugal, Venezuela, México, Colômbia, Perú e Equador, não esquecendo a nossa actuação no Líbano, integrada numa comitiva espanhola para promover a Expo92 de Sevilha. Por lá andei fixo durante onze anos".
E acrescenta:
"Actuei em todas as principais praças dos respectivos países, exceptuando a de Madrid. Mais tarde, quando eu já estava retirado, o 'Bombero' foi contratado para a Monumental de Madrid e o Carcelis chamou-me para eu actuar, mas acabei por não ir. Já não estava preparado e ir a Las Ventas nessas condições já não tinha lógica. Foi a única praça importante que me faltou...".
E sobre o fim de "El Bombero Torero" no próximo dia 15 de Setembro, diz, sem esconder alguma nostalgia:
"Vão realizar o último espectáculo e provavelmente estarei presente, não sei. Fui convidado, mas ainda não sei, logo se verá. Jamais esquecerei esses tempos, toureava nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Foi um período marcante e importante da minha vida. E reconheço que mais tarde a minha passagem pela Festa, quer como moço de estoques, quer como apoderado de toureiros, foi sempre valorizada pelo item do 'Bombero Torero'. Termina agora uma época, fecha-se um ciclo com quase 90 anos de História, mas mais tarde ou mais cedo o toureio cómico vai voltar e se possível, para melhor em qualidade e em quantidade, estou crente".

Fotos D.R., Fernando Clemente e Emílio de Jesus