segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Protoiro repudia ataques dos anti-taurinos a Fernanda Serrano



Finalmente e depois de esta manhã aqui termos manifestado a nossa estrenheza pelo seu silêncio, a Federação Protoiro veio a terreiro, ao início da tarde, repudiar os ataques dos anti-taurinos à actriz Fernanda Serrano, depois de ter assistido à corrida de quinta-feira no Campo Pequeno e ter manifestado em declarações à revista "Lux" o seu gosto pela Festa Brava. Eis o comunicado que tardou, mas chegou:

No passado dia 24 de Agosto, a atriz Fernanda Serrano expressou a sua opinião sobre a tourada à Revista Lux. No âmbito da sua presença na corrida que celebrou os 125 anos do Campo Pequeno, no passado dia 18 de Agosto, Fernanda Serrano afirmou: “Sou uma fã de touradas, embora hoje não seja muito elegante dizer-se, causa um bocadinho de espécie a muito gente, e respeito obviamente, mas o facto para mim é que é quase cultural, por ser alentejana e por ser uma tradição já bastante vincada na família. Gosto desde pequenina e desde essa altura que me recordo de ir”.
A actriz acrescentou ainda que “respeito a liberdade de expressão de todos, obviamente, e espero que respeitem a minha, que tenham isso em consideração”.
Após estas declarações a associação SOS Animal teceu um violento ataque à atriz na sua página de Facebook, apelando inclusivé ao boicote dos espectáculos que contassem com a participação da atriz.
A Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, repudia e condena este ataque ao direito de opinião e à liberdade individual. Uma vez mais ficou demonstrada a intolerância e a visão totalitária dos movimentos anti-taurinos, que não aceitam opiniões distintas.
A tauromaquia é parte integrante da cultura portuguesa e em pleno século XXI não deveria haver lugar para ataques pessoais a quem simplesmente expressa uma opinião e um gosto pessoal que, neste caso, é comum a muitos portugueses.

Federação Protoiro

Foto Flash