quinta-feira, 26 de abril de 2018

Moura Jr. e Forcados de Montemor ganham troféus em Alter do Chão


Praça cheia ontem em Alter do Chão e triunfos de João Moura Jr., que ganhou pelo terceiro ano consecutivo o troféu "D. José de Athayde" para a melhor lide, e dos Forcados Amadores de Montemor, que conquistaram o troféu "Luis Saramago" para a melhor pega pela intervenção de Vasco Ponce no primeiro toiro da tarde.
Na foto, o presidente da Câmara de Alter, Francisco Reis, Carmo Athayde (viúva de D. José de Athayde), João Moura Jr. e o empresário Jorge de Carvalho, que ontem comemorou 25 anos de actividade empresarial e pôs um ponto final na sua louvável carreira Foi homenageado ao início da corrida e brindado depois pelos toureiros e pelos dois grupos de forcados. Momentos carregados de muita emoção e de reconhecimento unânime do público pelo seu brilhante labor ao longo de um quarto de século à frente dos destinos desta praça, que ontem assinalou também os seus cem anos de existência.
João Moura Caetano rubricou duas lides boas, sobretudo a segunda com o "Temperamento", sem contudo "explodir" - mais por falta de empenho dos toiros do que por falta de valor seu. Esteve em nível alto, mas sem matéria prima para atingir o habitual brilhantismo.
Francisco Palha deu ontem mais um ar da sua graça toureira com brega vistosa e ferros de grande emoção e verdade. Esteve bem no seu primeiro toiro e muito bem no segundo.
Pegaram os Forcados de Montemor - Vasco Ponce e João Calisto à primeira e José Maria Vacas de Carvalho à segunda - e os de Alter do Chão - pegas por Filipe Ribeiro à segunda, Diogo Bilé à primeira e Jorge Nagk à primeira.
Lidaram-se toiros colaborantes, mas de pouca transmissão, das ganadarias de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano.
A corrida foi bem dirigida por Agostinho Borges, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. José Guerra.
Mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens.

Foto D.R./@João Moura Jr./Facebook