sexta-feira, 27 de abril de 2018

O "ano louco" do empresário Rafael Vilhais




O empresário Rafael Vilhais (foto) projecta nas suas praças de toiros - Moura, Moita do Ribatejo, Salvaterra de Magos e Caldas da Rainha - uma temporada "verdadeiramente louca" com as maiores figuras do toureio mundial. Muitos dos cartéis ainda estão no segredo dos deuses, mas o "Farpas" levanta as pontas de alguns véus...
A campanha de Rafael Vilhais arranca no fim-de-semana de 12 e 13 de Maio com dois atractivos Concursos de Ganadarias nas praças de Moura e de Salvaterra de Magos, respectivamente.
A 12, sábado (17 horas), em Moura, o empresário leva a efeito a 1ª Grande Corrida dos Produtores de Azeite do Alentejo, de homenagem à memória de Alberto Fernandes, grande e recordado aficionado local. Os cavaleiros Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Miguel Moura enfrentarão toiros das ganadarias Prudêncio, Pinto Barreiros, Veiga Teixeira, Fernandes de Castro, Engº Jorge de Carvalho e Canas Vigouroux. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados Real de Moura, Monsaraz e Beja (cartaz da esquerda).
No dia seguinte, domingo, 13, em Salvaterra de Magos, depois do êxito que foi esta mesma Corrida dos Agricultores de Tomate, com aliciante de concurso de ganadarias em 2017, actuarão António Telles, Francisco Palha e Andrés Romero, a nova estrela do rejoneio espanhol, grande triunfador da Feira de Sevilha. Pegam os grupos de forcados de Santarém e de Coruche e lidam-se três toiros espanhóis - Miura, Conde de la Maza e Dolores Aguirre - e três portugueses - Veiga Teixeira, Dr. António Silva e Canas Vigouroux.
Segue-se a 26 de Maio, sábado, a tradicional corrida da Moita, com cartel de seis cavaleiros e dois grupos de forcados.
No mês de Julho, Rafael Vilhais promove mais duas grandes corridas de toiros: na sexta-feira, 27, em Salvaterra de Magos, actuam Diego Ventura, Ana Batista e João Ribeiro Telles com toiros de Canas Vigouroux, faltando designar os forcados.
No dia seguinte, sábado, 28, nas Caldas da Rainha, será a vez da Tourada Real, de gala à antiga portuguesa e comemorativa dos 40 anos de alternativa de João Moura. Cartel de dinastias com João Moura e seu filho Miguel, António Telles e seu filho António e Luis Rouxinol e seu filho Luis.
Na praça de Moura, pelas festas de Setembro, o empresário apresenta um "cartel de arromba" com João Moura, Diego Ventura e João Moura Júnior.
No que à Feira da Moita diz respeito, em Setembro, o ciclo pode este ano contar com uma novilhada, uma corrida mista (com um matador-figura de Espanha, provavelmente Pepe Moral, triunfador com os Miuras em Sevilha) e uma fortíssima corrida de cavaleiros na quinta-feira.
Estas são apenas as primeiras novidades. Mas há mais...

Foto D.R./@Rafael Vilhais/Facebook