sexta-feira, 27 de abril de 2018

Taberna "Tintos & Petiscos": paragem obrigatória em Vaiamonte

Nuno e Miguel Alvarenga e Emílio de Jesus com o simpático proprietário da
Taberna "Tintos & Petiscos" de Vaiamonte, Joaquim Carvoeiro Ramalho
Alguns dos muitos fantásticos petiscos deste verdadeiro templo da boa
gastronomia alentejana


Miguel Alvarenga - Quem for para as bandas de Vaiamonte, uma terra alentejana entre Monforte e Alter do Chão, como nós fomos na última quarta-feira, não deixe de se sentar à mesa da Taberna "Tintos & Petiscos", um verdadeiro templo da boa, belíssima, gastronomia do Alentejo (pequeno em espaço, enorme em sabor!).
O Emílio ouvira falar do espaço no programa televisivo da SIC "Boa Cama e Boa Mesa". E fomos experimentar a seguir à corrida de toiros de Alter. Ui!... É de comer e chorar por mais.
Joaquim José Carvoeiro Ramalho e sua Mulher, Fátima, verdadeira Diva da Cozinha, estabeleceram-se ali, na sua terra natal, vai para três anos, depois de terem estado dezoito à frente do restaurante das Piscinas de Monforte. E fazendo jus à arte de bem receber que é apanágio dos alentejanos, fazem daquela sua a nossa casa.
Os ovos com espargos, o rabo de boi com açorda de coentros, a feijoada de lebre, os corações de pato e aquelas azeitonas tão verdes foram a delícia do nosso jantar. Água (sempre água) para o Emílio, tinto para o mano Nuno e cerveja preta artesanal de Portalegre com 9 graus (valha-nos Deus!) para mim. Doces variados e fantásticos.
À excelência (excelência, mesmo!) dos petiscos e dos vinhos, há que acrescer a simpatia dos donos - que é o que faz qualquer casa.
E agora que não venham as más línguas segredar que comemos "à pala" e por isso aqui viemos publicitar o fantástico restaurante. Não senhor. Comemos que nem uns abades - e pagámos com imenso gosto a continha. Mas apeteceu-nos, por ser de justiça, contar aqui como é boa a Taberna "Tintos & Petiscos" de Vaiamonte. Experimentem - que ficam fãs. Como nós ficámos. E vamos voltar!
Tomem nota: fica na Rua Cláudio José de Moura, s/n e podem fazer a reserva através do telm. 960 248 138.

Fotos D.R.