domingo, 30 de dezembro de 2018

Muitos festejos já anunciados: Temporada Nacional abre a 1 de Fevereiro em Mourão



A Temporada Nacional de 2019 abre a 1 de Fevereiro em Mourão e já estão anunciados muitos outros festejos

A próxima Temporada Tauromáquica abre, como manda a tradição, a 1 de Fevereiro com o Festival de Mourão, cujo cartel será divulgado pelo Dr. Joaquim Grave (foto ao lado) às primeiras horas do primeiro dia de 2019, como tem ocorrido nos últimos anos.
Este ano e contrariamente ao que aconteceu em 2018, será apenas um festival e não dois - por ocasião das tradicionais Festas de Nossa Senhora das Candeias.
À partida e ainda sem confirmação oficial (aguardemos pelas novidades às primeiras horas do novo ano), o cartel deverá ser composto por um cavaleiro, um grupo de forcados e cinco matadores de toiros, ou quatro e um novilheiro, lidando-se novilhos-toiros da ganadaria Murteira Grave.
Uma semana depois, a 9 de Fevereiro, é já conhecido o cartel do Festival da Granja, onde toureiam os cavaleiros Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Júnior, João Ribeiro Telles, António Prates e Duarte Fernandes.
Segue-se a 23 do mesmo mês de Fevereiro o regresso do Festival Bullfest ao Campo Pequeno, com elenco composto por oito cavaleiros que lidarão a duo quatro toiros - António Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., João TellesFrancisco Palha e Luis Rouxinol Jr. são, para já, os nomes de que se fala - e três matadores de toiros, estando estes já confirmados: António João Ferreira, Manuel Dias Gomes e Nuno Casquinha.
No mês de Março, anunciam-se o Festival da Rádio Campanário no Coliseu do Redondo no dia 10 (cartel misto) e a 17 a primeira corrida de toiros do ano na Monumental de Santarém.
Ainda no mês de Março, pode realizar-se uma corrida para reinauguração da Monumental de Almeirim, que esteve um ano encerrada para obras.
Na primeira ou segunda quinta-feira de Abril (ainda por definir) abre a temporada no Campo Pequeno (este ano com um número mais reduzido de corridas, oito ou dez) e a 20, sábado de Páscoa, terá lugar o tradicional Festival de Serpa a favor dos Bombeiros Voluntários. No domingo de Páscoa, 21 de Abril, haverá corrida (concurso de ganadarias) em São Manços e a 25 de Abril terão lugar dois espectáculos: a tradicional corrida em Alter do Chão e o também tradicional Festival em Sobral de Monte Agraço - que será misto, como sempre e onde podem também actuar os três matadores nacionais António J. Ferreira, Manuel Dias Gomes e Nuno Casquinha.

Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus