sábado, 30 de março de 2019

Alcochete: triunfaram todos, mas o triunfador maior foi Fernando Quintella

Público homenageou Fernando Quintella com uma enchente esta tarde na
praça de toiros de Alcochete
Diego Ventura num fabuloso par de bandarilhas com o "Dólar" sem cabeçada; e,
em baixo, a primeira pega da tarde, concretizada à terceira pelo antigo cabo
Vasco Pinto


Vimos em directo o festival desta tarde em Alcochete, através das várias "transmissões" que nos proporcionaram diversos utilizadores da rede social Facebook. Hoje em dia, com estas modernices, quase que se poderia dizer que, mesmo sem os canais televisivos em cima do acontecimento, as imagens dos espectáculos tauromáquicos nos chegam na hora pelas redes sociais. Resta saber se alguém paga por isso direitos de imagem ao Fundo de Assistência dos Toureiros, mas isso são contas de outros rosários...
A praça encheu, Alcochete era um mar de gente e o primeiro grande triunfador do festejo chama-se Fernando Quintella. Foi por ele - e para ele - que os aficionados estiveram hoje em peso na bonita e tão carismática praça da Margem Sul. Bonita homenagem lhe fizeram os companheiros, os toureiros e o público em geral.
As pegas da tarde estiveram a cargo do antigo cabo Vasco Pinto (foto ao lado); de Ruben Duarte; do cabo Nuno Santana, com uma extraordinária ajuda do antigo cabo João Pedro Bolota (quem sabe. jamais esquece), que depois o acompanhou merecidamente na volta à arena; de Vitor Marques, a dobrar João Belmonte, que se lesionou (sem gravidade); de Diogo Vivo e João Ferreira numa cernelha; e de João Machacaz.
Rui Fernandes abriu a função com uma lide brilhante e onde deu o mote para mais uma temporada que promete ser de sucesso; Diego Ventura esteve, como era de prever, acima da média, frente a um toiro que veio a menos, mas foi ele a mais, terminando com um monumental par de bandarilhas no cavalo "Dólar" sem cabeçada; Filipe Gonçalves protagonizou uma lide de grande mérito e valor, confirmando aquilo que já nos tinha dito no Campo Pequeno no Dia da Tauromaquia: está mais maduro, menos festivo, mais artista e muito mais toureiro (esta temporada promete!); João Ribeiro Telles esteve em grande nível, deixando antever mais um ano de triunfos e abrindo o apetite para a "encerrona" de Junho em Coruche; Francisco Palha lidou a fava da tarde e "montou-se" num toiro mansote, pisando a linha de risco, arriscando, emocionando tudo e todos; e Mara Pimenta andou de menos a mais, com raça, impondo-se.
Lidaram-se toiros de Passanha, Luis Terrón (Armando João Moura), Romão Tenório, Ribeiro Telles e Prudêncio.

Fotos Maria Mil-Homens, Diego Ventura oficial e Ana Moore