terça-feira, 26 de março de 2019

Ir a Bordéus e encontrar um livro sobre a vida do famoso forcado Zé da Vila

Além de se ter celebrizado nas arenas, Zé da Vila teve também uma carreira
cinematográfica, tendo participado em vários filmes
Recordação do festival taurino que em 1975 se realizou na praça "Palha Blanco"
de homenagem a Zé da Vila
Uma foto de Luis Azevedo (Estúdio Z) no livro, onde Zé da Vila está acompanhado
por outra grande referência dos foracdos, Nuno Salvação Barreto
Zé da Vila com o embolador José Paulo e o Maestro José Júlio e, na página
do lado, Simão da Veiga
Uma entrevista a José António Lázaro no jornal "Vida Ribatejana"
Recortes de imprensa sobre Zé da Vila


Ao visitar detalhadamente a famosa livraria Mollat este fim-de-semana em Bordéus (França) - onde recarreguei baterias! - encontrei na secção de Tauromaquia este interessante livro (que desconhecia) sobre o célebre forcado vilafranquense Zé da Vila, de seu verdadeiro nome José Henriques Lima, que foi um dos mais célebres forcados profissionais das décadas de 40, 50 e 60, tendo actuado pela última vez no ano de 1966.
Com a chancela da editora parisiense L'Harmattan, o livro é escrito por Carlos Pereira, neto de Zé da Vila, famoso equitador e conferencista, autor de outras obras sobre o cavalo, a equitação e a tauromaquia portuguesa.
Conta a história do famoso forcado, que não apenas se celebrizou nas arenas como também no cinema, tendo participado em vários filmes, como "A Terra dos Faraós" (1955), nos estúdios da Warner Bros em Roma, "Mundo Cão" e "O Homem do Ribatejo".
Em 6 de Setembro de 1975, Zé da Vila foi homenageado num festival realizado na "Palha Blanco", em que actuaram os cavaleiros David Ribeiro Telles, José Mestre Batista, Alfredo Conde, Emídio Pinto, José Manuel Correia Lopes, José Varela Crujo e Manuel Jorge de Oliveira, bem como os grupos de forcados Amadores de Lisboa, do Barrete Verde de Alcochete e de Vila Franca de Xira.
O livro é ilustrado com inúmeras fotos, cartazes e recortes de jornais que evocam a carreira de Zé da Vila. Foi editado em 2016, ano em que se comemorou o centenário do nascimento daquele a quem chamavam "o forcado dos braços de ferro".

Fotos D.R.