terça-feira, 29 de outubro de 2019

"Procuna": operação correu bem e próximas horas serão cruciais


Correu bem, graças a Deus, a intervenção cirúrgica ao matador de toiros Luis Vital "Procuna", que recebeu hoje um novo transplante de fígado, depois de ter rejeitado o anterior e de o seu estado se ter agravado consideravelmente nos últimos três dias.
O popular toureiro da Moita, de 36 anos, que há cinco se vou obrigado a abandonar a profissão por lhe ter sido diagnosticada a doença dos pézinhos, de que sua mãe morrera quinze anos antes, recebera na passada semana um novo fígado, mas a rejeição trouxe problemas renais e os médicos tiveram que optar por um novo transplante.
A intervenção cirúrgica teve hoje lugar no Hospital Curry Cabral, em Lisboa e "Procuna" já se encontra de novo na Unidade de Cuidados Intensivos, sob observação, sendo as próximas horas cruciais para se poder avaliar os resultados.
"A operação começou ao final da manhã e terá terminado pouco depois das quatro da tarde. O Luis já está nos Cuidados Intensivos, os médicos informam que tudo correu dentro do previsto e sem problemas e que as próximas horas vão ser decisivas. Tratou-de uma intervenção muito delicada e foi a terceira no espaço de uma semana. Há oito dias recebeu um novo fígado, de que estava à espera há alguns anos e surgiram problemas de rejeição, pelo que teve que se fazer um segundo transplante hoje. Além disso, na semana passada e depois da primeira operação, teve que voltar uma segunda vez ao bloco operatório por terem surgido algumas complicações nas horas seguintes à intervenção. O Luis está em muito boas mãos e temos que ter fé de que ele vai conseguir vencer e ultrapassar esta cornada", informa Maurício do Vale (na foto, com "Procuna"), apoderado do toureiro, que se encontra no hospital.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo