quarta-feira, 16 de outubro de 2019

"Quim-Zé" Correia morreu há 53 anos na praça do Campo Pequeno


Joaquim José Correia "Quim-Zé" (na foto, nas últimas cortesias, na fatídica tarde de 16 de Outubro de 1966) morreu há 53 anos na praça de toiros do Campo Pequeno quando actuava no festival de beneficência a favor do Orfanato Escola Santa Isabel, colhido pelo toiro "Carvoeiro" da ganadaria Rio Frio, quando montava o cavalo "Tirol".
A pega desse toiro foi executada pelo forcado António Sécio, dos Amadores do Montijo, ao tempo capitaneados por José Jacinto Carvalheira.
Natural de Évora, onde nasceu a 16 de Otubro de 1945 (fazia 21 anos no dia em que morreu), "Quim-Zé" Correia recebeu os primeiros ensinamentos de Mestre Simão da Veiga Jr. e de António Anão, tendo actuado em várias garraiadas de estudantes em praças do Alentejo como cavaleiro amador.
Recebera a alternativa, também no Campo Pequeno, na temporada anterior à da sua morte, a 18 de Abril de 1965 (Domingo de Páscoa), apadrinhado por D. José de Athayde, com o testemunho dos matadores Armando Soares e Manuel Alvarez "El Bala" (espanhol), com toiros da ganadaria de D. Diogo Passanha.

Foto D.R.