terça-feira, 19 de novembro de 2019

Angra e Graciosa: Açores preparam temporada tauromáquica



Os organizadores das corridas de toiros da próxima temporada na Ilha Terceira (Angra do Heroísmo) e Ilha Graciosa começam já a dar as primeiras pinceladas nos seus cartéis de 2020.
Na Monumental de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira (foto de cima), a temporada vai arrancar, como já noticiámos, a 23 de Maio com um festival taurino organizado pelos forcados amadores do Ramo Grande a favor das paróquias de Lajes e Agualva. Actuarão os cavaleiros terceirenses Tiago e João Pamplona e um continental, lidando-se três toiros de ganadarias açoreanas e três de divisas do continente.
Em Junho terá lugar a tradicional Feira Taurina das Festas Sanjoaninas, que decorrem de 19 a 28 de Junho, estando o ciclo, de novo organizado pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, composto por quatro espectáculos: duas corridas à portuguesa, uma mista e uma de três matadores.
Para já, ao que se sabe, marcará este ano presença o grupo de forcados amadores de Montemor, além dois dois grupos da Terceira - Tertúlia Terceirense e Ramo Grande - e há contactos para a contratação do cavaleiro João Moura Júnior.
Ainda na Monumental de Angra do Heroísmo, terá lugar na primeira semana de Agosto, provavelmente na segunda-feira, 3, a também tradicional corrida das Festas da Praia da Vitória, que decorrem de 31 de Julho a 9 de Agosto. Embora ainda sem confirmação oficial, Luis Rouxinol e também João Moura Jr. podem vir e integrar o cartel ao lado de um dos irmãos Pamplona.
Quanto à Feira Taurina da Ilha Graciosa, na única praça de toiros do mundo edificada na cratera de um vulcão (foto ao lado), com corridas a 8 e 10 de Agosto, há conversações para que aí actuem Luis Rouxinol e seu filho Luis Rouxinol Jr., que formariam cartéis com Tiago e João Pamplona.

Fotos D.R.