sexta-feira, 29 de maio de 2020

Lisboa: centros comerciais não reabrem na 2ª feira


O primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira após Conselho de Ministros que se verifica uma "estabilização" nos casos de covid-19 em Portugal.
"O número de casos positivos mantém-se essencialmente estável, ou seja, apesar de estarmos a testar mais temos menos casos positivos", explicou.
O número de pessoas em cuidados intensivos tem vindo a diminuir e o número de recuperados tem vindo a aumentar, disse o primeiro-ministro.
"As medidas de desconfinamento não têm tido um impacto negativo", frisou Costa.
No entanto, na área metropolitana de Lisboa, até à quinta-feira da próxima semana, dia 4 de Junho, vão permanecer encerrados os centros comerciais e lojas do cidadão.
Deixa de ser obrigatório o teletrabalho sempre que possível, e passa a depender de acordo entre a entidade patronal e o trabalhador. Continua a ser obrigatório para doentes imunodeprimidos e doentes crónicos, pessoas com deficiência superior a 60% ou pais com filhos menores de 12 anos ou com deficiência em casa.


Reabrem todas as lojas com área superior a 400 m2, lojas e restaurantes em centros comerciais e desaparece o limite de lotação máxima de 50% nos restaurantes, mantendo-se o distanciamento mínimo de 1,5m. Os restaurantes podem manter a lotação reduzida a 50% ou podem adoptar as novas regras, que obrigam ao uso de "barreiras impermeáveis" entre clientes, como acrílicos.
Salas de espetáculos (onde à partida se incluem as praças de toiros) poderão retomar a atividade na segunda-feira desde que sejam cumpridas as normas definidas pela DGS.
Reabre o ensino pré-escolar e generaliza-se a abertura das creches. Mantém-se a reabertura da época balnear a 6 de junho.
Está autorizada a reabertura dos ginásios a partir de segunda-feira, dia 1 de Junho, com novas regras definidas pela Direcção-Geral de Saúde.
O Estado de Calamidade foi prolongado em todo o país.
As regras para discotecas e bares "não serão revistas nos próximos 15 dias", garantiu o primeiro-ministro.

Fonte: "Correio da Manhã"

Foto D.R./@Campo Pequeno