terça-feira, 26 de maio de 2020

Os dois primeiros heróis da História do Aposento da Moita




Pires da Costa e Eduardo Costa foram há 45 anos os dois primeiros heróis da história dos Forcados do Aposento da Moita

José Manuel Pires da Costa, cabo fundador do grupo (foto da esquerda) e Eduardo Costa (foto da direita) foram os dois forcados que pegaram na tarde de 25 de Maio de 1975 na praça da Moita (cartaz em cima) que marcou a estreia, há 45 anos, do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, efeméride que ontem aqui assinalámos com o devido e merecido destaque.
"Pegaram ambos ao primeiro intento, começando então a serem escritos os pergaminhos de uma História de dedicação, glória, entrega e altruismo", recorda  o Grupo do Aposento da Moita na sua página do Facebook.
Lidaram-se toiros com o ferro de Norberto Pedroso e o cartel desse domingo da tradicional Feira de Maio na Moita foi composto pelos cavaleiros David Ribeiro Telles, Alfredo Conde, o mexicano Carlos Arruza (filho do famoso matador e rejoneador do mesmo nome) e o jovem cavaleiro amador moitense José Manuel Correia Lopes. Pegaram os forcados Amadores de Lisboa (comandados por Nuno Salvação Barreto), os Amadores da Moita (comandados por António José Rodrigues) e estrearam-se os Amadores do Aposento da Moita com José Manuel Pires da Costa ao comando.
O empresário da praça "Daniel do Nascimento" era ao tempo Nuno Salvação Barreto. Viviam-se os tempos conturbados do processo revolucionário (PREC) e os cartazes tinham impresso o slogan "Avante Festa do Povo na Feira do Povo".
A pandemia que nos assola impediu no último fim-de-semana que se comemorasse condignamente o 45º aniversário da fundação do Grupo do Aposento da Moita, que ontem deixou nas redes sociais esta mensagem:
"Ficou tudo adiado para um futuro próximo, apenas com a certeza de que voltaremos a pisar a 'Daniel do Nascimento' com a mesma entrega e dedicação e dar o devido valor ao peso da nossa jaqueta. Parabéns e obrigado, Aposento da Moita e a todos os que já passaram por esta instituição!".

Fotos D.R.