terça-feira, 26 de maio de 2020

Não diziam que no tempo de Salazar é que havia Censura?



Manuela Moura Guedes pôs Sócrates a nu e foi corrida da TVI. A CMTV suspendeu o líder do Chega, André Ventura, que era comentador desportivo do canal. Ana Leal está suspensa da TVI. Não diziam que no tempo de Salazar é que havia Censura e que uma das "conquistas" do 25 de Abril tinha sido a liberdade de expressão?...

A direcção da TVI suspendeu a jornalista Ana Leal. Ricardo Sá Fernandes, advogado da jornalista, confirmou ao jornal "Público" o processo disciplinar à jornalista e avançou que está em causa, até agora, a divulgação ao Conselho de Redacção (CR) da TVI de e-mails particulares entre a jornalista e a direcção do canal.
A divulgação das conversas teve por base a investigação do CR à acusação de censura a algumas reportagens elaboradas por Ana Leal e a restante equipa do programa – que foi suspenso a 10 de Março. 
O advogado Ricardo Sá Fernandes garante que não sabe, em detalhe, quantas reportagens terão sido condicionadas pela direcção da TVI, antes do cancelamento do programa, mas avança que “foram algumas”.
A jornalista que contava verdades está em casa, a receber vencimento, mas sem actividade actual na TVI.  
O seu advogado refere ao "Público" que está em causa uma questão de “liberdade de imprensa e de expressão” e apela ao bom senso do canal.
“A confirmar-se que se pretende eventualmente despedi-la, é bastante grave para a liberdade de imprensa. Espero que haja bom senso. Se não houver, cá estaremos na justiça”, afirma Ricardo Sá Fernandes.

Fotos D.R.