quarta-feira, 24 de maio de 2023

Obrigado, "Ti" Aníbal! - GFA de Alcochete rende homenagem a Aníbal Pinto

O GFA de Alcochete publicou nas redes sociais este texto de homenagem a Aníbal Pinto, que todos tratavam por "Ti" Aníbal e todos consideravam o "Pai" do Grupo. Aníbal Pinto integrou o Grupo de Alcochete na corrida da sua estreia em 1971 na praça do Montijo. Era, como José Barrinha da Cruz, falecido no início de Maio, uma das últimas grandes referências da fundação do Grupo. Morreu hoje, com 79 anos.

"Infelizmente, a morte voltou-nos a bater à porta. Faleceu o “Pai” do Grupo, Aníbal Pinto.

"Nasceu a 15 de Agosto de 1943, em Alcochete, fardando-se pela primeira vez naquela que foi também a corrida de estreia do Grupo, na Praça de Toiros do Montijo, a 21 de Agosto de 1971.


"Aníbal José Pinto Pereira, conhecido entre todos como "Ti" Aníbalfoi uma figura muito importante na Vila e na História do Grupo de Alcochete e um Maestro na arte de bem saber pegar toiros.

 

"Remontando aos anos de fundação do Grupo, o "Ti" Aníbal"guiado pela coragem, ousadia e ambição, foi um dos grandes propulsores a que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete fosse criado, com base em princípios e valores muito vincados e muito importantes. A destacar: o respeito, a entreajuda, a amizade e humildade.


"Foi um Forcado com “F” grande, dotado de uma enorme capacidade técnica e reverência com que se metia de frente para os toiros. Inspirou muitas pessoas e grandes forcados de várias gerações, pela sua personalidade e forma única de pegar toiros.

 

"Despediu-se das arenas em 1984, na Praça de Toiros da sua terra, Alcochete, mas nem por isso deixou de acompanhar o Grupo ao longo de vários anos, até aos dias de hoje.


"O Grupo de Alcochete voltou a perder mais um fundador. Considerado por muitos como o “Pai” do Grupo, Aníbal Pinto imortalizou-se, deixando um Legado enorme.


“Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso 

Entre os esplendores da luz perpétua. 

Descanse em paz.

Ámen”


"Um simples texto nunca será suficiente... Obrigado, "Ti" Aníbal!


"A história continua..."


GFA de Alcochete


Foto D.R.