Excelente noite de toiros na passada sexta-feira em Arronches na tradicional corrida das Festas de São João, uma primorosa organização das empresas Ovação e Palmas/Toiros com Arte com um cartel diversificado e que suscitou o interesse do público - que encheu a praça.
Celebrou-se o 25º aniversário do aclamado Grupo de Forcados Amadores de Arronches, que teve uma noite histórica e pegou em solitário os seis toiros do concurso de ganadarias e o novilho de Irmãos Moura Caetano lidado pelo cavaleiro amador Tomás Moura.
Os forcados de cara foram João David Cunha (à terceira), Luis Sarrato (à terceira), Fábio Mileu (à primeiro, tendo-se despedido), Manuel Cardoso (à terceira), Luis Marques (à primeira), Luis G. Faustino (à segunda, também se despediu) e André Faustino (à primeira) - os protagonistas na foto de cima, captada pelo repórter João Pedro Canhoto.
O concurso de ganadarias foi ganho pelos toiros de Cochicho (prémio bravura, lidado por Francisco Maldonado Cortes) e de Dr. António Silva (prémio apresentação, lidado pelo rejoneador espanhol Andrés Romero).
Lidaram-se toiros de Sommer d'Andrade, Dr. António Silva, Branco Núncio, Romão Tenório, Pégoras e Cochicho; e um novilho de Irmãos Moura Caetano (extra-concurso, lidado pelo cavaleiro amador Tomás Moura).
João Moura não teve um primeiro toiro "agradável", era complicado o de Sommer; mas esteve em grande no segundo do seu lote, de Romão Tenório. Andrés Romero deu espectáculo nos dois toiros, deixando o público em verdadeiro alvoroço, como é seu timbre. Francisco Maldonado Cortes mostrou a sua raça no seu primeiro toiro e protagonizou depois uma lide triunfal no segundo, o de Cochicho que venceu o prémio de bravura. E Tomás Moura evidenciou progressos e deixou bem patente a garra mourista que lhe vai na alma.
Em suma, uma extraordinária noite de toiros.
Fotos João Pedro Canhoto, Nélia Ramos/Facebook e Santiago Romero
Maestro João Moura |
Andrés Romero |
Francisco Maldonado Cortes |
Tomás Moura |