Não podem ser melhores, graças a Deus, as notícias que temos para dar do estado de saúde do nosso querido amigo e companheiro Fernando Clemente, que no passado sábado sofreu um novo acidente (cinco anos depois de outro, muito mais grave) quando se encontrava na trincheira de uma praça de toiros, a do Montijo, fotografando a Capeia Arraiana.
O conhecido repórter fotográfico, de 78 anos, foi violentamente derrubado por uma porta dos curros contra a qual embateu um toiro acabado de sair à arena, sofreu um traumatismo crânioencefálico com perda de consciência e foi de imediato socorrido e estabilizado no local pela Equipa de Socorristas dos Bombeiros Voluntários do Montijo, sendo transportado ao Hospital do Barreiro, de onde ao final da noite de sábado foi transferido para o Garcia de Orta, onde ainda se encontra.
Clemente esteve desde sábado internado na Unidade de Neurocirurgia, mas regista felizmente boas melhoras e hoje já foi transferido para um quarto. Os médicos esperam poder dar-lhe alta durante o dia de amanhã.
Este acidente foi, felizmente, muito menos grave do que o outro que Fernando Clemente sofreu em 2019 na praça da Moita, quando um toiro saltou a trincheira e o apanhou desprevenido encostado a um burladero, provocando-lhe preocupantes lesões que o obrigaram a estar hospitalizado durante mais de dois meses.
Desta vez, Clemente encontrava-se na trincheira da Monumental do Montijo, junto à porta dos curros, de novo desprotegido, sem recorrer a um burladero para se precaver de eventuais incidentes - como o que acabou por acontecer.
Foto M. Alvarenga