Apesar das imagens dramáticas que se podem ver num video que já corre pelos telemóveis de muitos aficionados (que aqui reproduzimos), o estado do repórter fotográfico Fernando Clemente (78 anos) não é grave, não inspira cuidados, estando neste momento em observação e a fazer exames no Hospital do Barreiro, depois de outro acidente que sofreu esta tarde na Monumental do Montijo, cinco anos passados sobre aquele outro incidente quando foi apanhado por um toiro que saltou a trincheira na praça da Moita.
Fernando Clemente fotografava o espectáculo da Capeia Arraiana, que esta tarde decorreu na Monumental do Montijo, quando um dos potentes toiros entrou na arena directo aos homens do forcão (fotos em baixo), mas voltou para trás por alguém lhe ter chamado a atenção na trincheira.
"Alguém na trincheira, ou se calhar na barreira, chamou a atenção do toiro e ele voltou para trás, eu estava mesmo ali ao lado do Fernando Clemente, mas na outra porta. O toiro abriu com violência a porta de acesso à trincheira, que estava no momento a ser fechada e o Clemente foi atingido por ela. Não me apercebi de o toiro o colheu também, quando olhei ele estava caído no chão, inanimado" - relata ao "Farpas" o responsável pela Comunicação da Santa Casa da Misericórdia, Marcos Lopes.
"Apanhámos um grande susto, porque ele não dava sinais de si. Os Bombeiros fizeram-lhe massagem cardíaca, foi levado para a enfermaria e graças a Deus recuperou os sentidos. O seu estado era estável quando o puseram na ambulância, eu até lhe disse na brincadeira: 'Você nunca mais vem para uma trincheira sem um capacete' e ele riu-se. Abriu a cabeça, mas estava estável e a conversar" - acrescenta.
Fernando Clemente foi transportado para o Hospital do Barreiro, onde está neste momento em observação.
Fotos D.R.