domingo, 12 de janeiro de 2025

Cabaço, Moura e Grave: os três triunfadores de Santarém

Foram ontem anunciados durante a festa de Dia de Campo da Associação Sector 9 os três triunfadores (melhor cavaleiro, melhor toiro e melhor forcado) da temporada de 2024 em Santarém, de que estavam nomeados três em cada categoria, cabendo a eleição do vencedor aos abonados da Monumental "Celestino Graça".

Como já aqui referimos, o cavaleiro triunfador foi João Moura Jr. (estavam também nomeados Francisco Palha e Antonio Ribeiro Telles filho) e o melhor toiro foi o "Capelista" da ganadaria Murteira Grave (estavam também nomeados exemplares das ganadarias Ribeiro Telles e Veiga Teixeira).

Quanto ao forcado triunfador, o eleito pelos abonados da Associação Sector 9 foi o valoroso Francisco Cabaço, dos Amadores de Santarém. Cabaço estava, aliás, duplamente nomeado - pelas pegas que fez na Monumental de Santarém nas corridas de 16 de Março e de 10 de Junho, qualquer delas memorável e digna da distinção que lhe foi muito justamente outorgada. O outro forcado nomeado era Francisco Graciosa, o cabo dos Amadores de Santarém, pela pega executada na corrida de 8 de Junho.

Na foto de cima, os três grandes triunfadores da temporada 2024 na Monumental de Santarém Francisco Cabaço, João Moura Jr. e o ganadeiro Joaquim Grave, todos na arena na tarde de 10 de Junho, depois da lide e da pega do quarto toiro dessa corrida.

Na foto de baixo, ontem, na Quinta do Castilho, em Vale de Figueira (Ganadaria Infante da Câmara) onde decorreu o Dia de Campo da Associação Sector 9, da esquerda para a direita: Gonçalo Montoya, Diogo Sepúlveda, Gonçalo Soares Cruz, Jorge da Costa Rita (vice-Presidente da CAP), João Teixeira Leite (Presidente da Câmara de Santarém), os três distinguidos - Moura Jr., Joaquim Grave e Francisco Cabaço -, Filipe Almeida, João Moura (secretário de Estado da Agricultura), Bernardo Figueiredo e Vasco Sepúlveda.

Fotos M. Alvarenga e D.R.