quinta-feira, 1 de maio de 2025

Sábado em Estremoz: homenagem a um Homem Bom e a um Grande Taurino

Miguel Alvarenga - Homem de uma educação e de uma gentileza que lembram os tempos antigos. É assim que defino o Engº João Luis Peças, que no próximo sábado vai ser, muito justa e merecidamente, homenageado pela empresa Toiros & Tauromaquia na corrida que se realiza em Estremoz, na praça de toiros de que ele próprio foi, em tempos não muito longínquos, um notável e dedicado timoneiro.

Conheci o Engº João Peças quando ele era ainda apoderado do "Niño" Moura. Foi "pela sua mão" que João Moura, nesse tempo o "Niño Prodígio" do toureio a cavalo, tomou a alternativa e depois toureou sete toiros em Santarém. E também "pela sua mão", toureou os célebres mano-a-manos com Álvaro Domecq e com João Palha Ribeiro Telles, nos idos anos de 70.

Mais tarde, à frente da gestão da praça de toiros de Estremoz, como membro da Santa Casa da Misericórdia, foi no seu reinado que se inaugurou a luz eléctrica e foi também nesse tempo que se realizou uma grande corrida de homenagem a João Moura pelo aniversário da sua alternativa.

Dois dos seus três filhos foram grandes forcados do Grupo de Aposento da Moita, o Luis e o António (que hoje todos conhecem pela sua presença constante nas trincheiras como reputado médico) - e souberam honrar e manter essa educação e essa gentileza, raras nos tempos modernos, que herdaram do Senhor seu Pai.

Infelizmente por um lado, felizmente por outro, que eles compreenderão (é o casamento do meu filho Guilherme!), não posso marcar presença este sábado em Estremoz

Do alto dos seus 89 anos de juventude, o Engº João Peças há-de ter a seu lado os bons amigos e todos aqueles que o admiram e se lembram da obra que deixou feita não só como apoderado de João Moura como também na missão que tão honradamente cumpriu de gerir durante anos importantes esta mesma praça de Estremoz onde agora vai ser homenageado.

Um grande abraço, Engº João Peças. Estou consigo. Estarei sempre.

Fotos D.R.

João Peças também foi forcado. É o sétimo a contar da direita,
num grupo da Escola Agrícola de Évora
Com os netos Francisco, Teresa e António, filhos
do Dr. António Peças