O cavalo enlameado depois de ter caído na arena e, lá ao fundo, o cavaleiro Luis Rouxinol Júnior |
Vila Franca ainda está a arder?... Parece que sim, a avaliar pela acesa discussão e troca de comentários - quase todos atirando as culpas para cima dos três cavaleiros... - que desde ontem invadiu as redes sociais, depois do cancelamento da corrida devido ao alegado mau estado do piso da arena e à queda sofrida por Luis Rouxinol Júnior quando o testava juntamente com os outros dois companheiros de cartel, Joaquim Brito Paes e António Telles filho.
No Facebook circula um pequeno video, publicado na página de um conhecido aficionado vilafranquense, onde se vêem os três toureiros a cavalo testando o piso da "Palha Blanco", sem se vislumbrar qualquer queda. Mas a mesma aconteceu, momentos depois das cavalgadas registadas no referido video.
Luis Rouxinol Júnior comentou por baixo desse video o seguinte: "Se houver vídeos do momento da queda que ponham para todos verem. Ninguém queria mais tourear que os três toureiros. A festa precisa de união, não destes momentos de desunião e de 'lavar roupa suja' nas redes sociais!".
O site "Touro e Ouro", por seu turno, reproduz o referido video (de que damos à estampa uma imagem em baixo) e levanta suspeitas quanto à veracidade da queda de Rouxinol Júnior: "Ao TouroeOuro chegou um vídeo onde se mostra os três cavaleiros, já devidamente trajados, pelo que se supõe tenha sido captado após as 15 horas, a testarem o piso, sem que aparentemente nenhum dos cavaleiros tenha caído ou os cavalos demonstrado fragilidade em apoiar os membros".
E para incendiar ainda mais as hostes, a Direcção do Clube Taurino Vilafranquense emitiu ainda ontem um curto comunicado, dado à estampa também nas redes sociais, acusando os toureiros de "se terem recusado a tourear" e sublinhando que "só merece pisar a 'Palha Blanco' quem tiver valor para o fazer", dando a entender que nem Rouxinol, nem Brito Paes, nem o jovem António Telles o têm...
Eis o comunicado na íntegra:
"A Direcção do Clube Taurino Vilafranquense bem manifestar publicamente a sua indignação face ao que se passou hoje na nossa querida Palha Bnco.
"Sem que nada o justificasse, depois de feito o sorteio, os três cavaleiros recusaram-se a tourear.
"Em nome dos aficionados vilafranquenses dizemos que só merece pisar a Palha Blanco quem tiver o valor para o fazer. Quem não o tem, não merece tal oportunidade.
"O Clube Taurino Vilafranquense agradece à empresa todos os esforços feitos para dar a corrida, uma atitude de quem quer elevar a Festa em Portugal.
"Viva a Palha Blanco, viva a Festa Brava".
Fotos M. Alvarenga e D.R./video Facebook