A carismática praça de toiros "Daniel do Nascimento" da Moita do Ribatejo, celebra no dia de hoje o 75º aniversário da sua inauguração.
Foi num domingo, 16 de Julho do ano de 1950 que a praça da Moita abriu pela primeira vez as suas portas (cartaz em cima).
Lidaram-se oito toiros - anunciados como puros - das ganadarias do Marquês de Rio Maior, Santos Jorge, Oliveira & Irmão, José Pedrosa, Irmãos Palhas, F. dos Santos, Manuel da Silva Vitorino e António B. Teixeira.
Actuaram os cavaleiros João Branco Núncio e Manuel Conde e os matadores de toiros Carlos Arruza, Diamantino Vizeu e Manuel dos Santos. Pegaram os Forcados da Moita, sob o comando de João Soeiro.
A Sociedade Moitense de Tauromaquia, proprietária da praça, recorda a efeméride neste comunicado:
"Passam hoje 75 anos do dia da inauguração da praça de toiros 'Daniel do Nascimento' - da visão, audácia, aficion e generosidade de um grupo de ilustres moitenses, nasceu a obra que é o nosso orgulho, e o orgulho da nossa terra.
"Após setenta e cinco anos de actividade ininterrupta e gloriosa, mantemo-nos pujantes nos lugares cimeiros da actividade taurina, honrando assim a memória dos nossos fundadores.
"Por tudo isto, todos estamos de parabéns.
"O Conselho de Administração da S. M. T., sauda os Srs. accionistas neste dia marcante na história da Moita e da sua praça".
Sociedade Moitense de Tauromaquia
Fotos M. Alvarenga