O jovem rejoneador luso-mexicano André Gonçalves, novo prodígio do toureio a cavalo, de 16 anos, já se encontra no México, seu país natal, onde pela primeira vez vai fazer campanha nas principais feiras taurinas da temporada - e ontem deu a conhecer os seus planos numa conferência de imprensa em que esteve acompanhado pelo antigo cavaleiro Rodrigo Santos (que toureou por diversas vezes em praças portuguesas) e pelo matador Manolo Mejía, da empresa Ruedo Tres, que o representará.
Na Europa, onde é apoderado pelo conhecido taurino espanhol Julian Alonso, André Gonçalves (filho do reputado equitador Tiago Perna e de mãe mexicana) tomou parte este ano em quatro festejos, dois em Portugal (Paio Pires e Évora) e dois em Espanha, nos quais surpreendeu profissionais e aficionados pelas suas inúmeras qualidades e pela raríssima intuição evidenciada para a arte do toureio a cavalo.
Para iniciar esta sua primeira campanha em terras do seu país natal, André (assim se anuncia nos cartazes) marca presença, para já, em três importantes praças: 14 de Setembro em San Miguel de Allende, 15 em Juriquilla; 16 em Zacatecas, e 18 de Outubro em Pachuca.
André Gonçalves permanecerá no México até Março do próximo ano, regressando depois à Europa para voltar a tourear em Portugal e em Espanha.
Já esta manhã, o jovem cavaleiro foi estrela no canal Heraldo Televisión (video em cima), a quem concedeu uma desenvolvida entrevista.
Video e fotos D.R.
![]() |
André na conferência de imprensa, com Manolo Mejía e a jornalista Marysol Fragoso Sosa |
![]() |
O jovem rejoneador com Rodrigo Santos, antigo cavaleiro mexicano que toureou por diversas vezes em Portugal |
![]() |
Cartaz em baixo anunciando as primeiras quatro corridas |