O forcado Joaquim Maria Mendes, de 31 anos, do Grupo de Amadores do Aposento da Chamusca, morreu esta manhã no Hospital de Santarém, na sequência de um acidente de moto ocorrido de madrugada, cerca das 06h00, na Estrada Nacional 118, na Chamusca. Dirigia-se ao seu posto de trabalho, numa herdade em Ulme.
Segundo o jornal "O Mirante", o acidente verificou-se junto à Zona Industrial da Chamusca, onde o motociclista terá sido surpreendido por um cavalo à solta na estrada, contra o qual embateu. O proprietário do animal já foi identificado.
Os Bombeiros Voluntários da Chamusca encontraram a vítima com graves lesões e em paragem cardiorespiratória. Foi accionada a Ambulância SIV de Torres Vedras, que transportou o jovem forcado ao hospital. A GNR colaborou na operação e investiga as causas do acidente.
Tratado no Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca como "Ventoinha", Joaquim Maria Mendes vivia com a companheira na zona de Torres Novas.
Nas redes sociais, multiplicam-se desde esta manhã as manifestações de pesar pela trágica e prematura morte do valoroso forcado que, embora estivesse já praticamente retirado, como recordou João Saraiva, cabo do Grupo, continuava a acompanhar e a apoiar os amigos em todas as corridas. Defendeu a jaqueta de ramagens do Aposento da Chamusca durante dez anos e destacou-se sobretudo como um grande primeiro-ajuda.
Na sua página da rede social Facebook, o GFA do Aposento da Chamusca rendeu uma última homenagem a Joaquim Maria Mendes:
"Hoje o dia amanheceu negro, com a notícia do teu precoce falecimento.
Foste um exemplo de Forcado e, acima de tudo, um exemplo de Homem que teremos sempre como referência. Serás para sempre a mão amiga que falta em cada pega, com a certeza de que estarás para sempre connosco.
"Faltam-nos as palavras para te descrever e agradecer por todos os momentos que nos proporcionaste.
"O Aposento da Chamusca é o teu Grupo e sentiremos incessantemente a tua falta, querido Joaquim.
"Endereçamos as mais sentidas condolências a toda a família e amigos, com esperança e em oração para encontrarmos forças neste momento difícil.
"O Aposento da Chamusca estará sempre cá para vós.
"Obrigado, Joaquim
"Descansa em Paz".
Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres, de aqui daremos conta assim que foram divulgadas.
A toda a Família enlutada, a sua companheira e ao GFA do Aposento da Chamusca endereçamos as nossas mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Fotos D.R.
![]() |
Joaquim Mendes (assinalado) ao lado do ex-cabo Pedro Coelho dos Reis e da cavaleira Ana Batista com o seu grupo numa corrida além-fronteiras |
![]() |
Joaquim Mendes dando uma magnífica primeira-ajuda a Frederico Gomes de Abreu em 2013 numa corrida em Espanha |