Tomás Bastos (fotos de cima) cortou uma orelha ao seu primeiro novilho esta tarde em Villaseca de la Sagra (Toledo) e deu uma aplaudida volta à arena no último da tarde, um novilho de Conde de Mayalde de grande qualidade e premiado com volta ao ruedo no arraste, tendo o toureiro perdido os troféus com a espada. Realizou duas faenas memoráveis, principalmente a segunda, actuação de prémios máximos - que perdeu na hora de matar.
O valoroso novilheiro vilafranquense repartiu esta tarde cartel com Gonzalo Capdevila (ovacionado no primeiro novilho e premiado com uma orelha no seu segundo, em que sofreu uma cornada) e Javier Zulueta (silêncio e ovação).
Gonzalo Capdevila foi aparatosamente colhido pelo quarto novilho da tarde, segundo do seu lote, quando o recebia com uma "larga afarolada" de joelhos à porta gaiola (foto de baixo). Foi transportado à enfermaria, mas regressou à arena, ferido e com evidentes sinais de dor, para, num acto de muita galhardia, realizar a faena de muleta e estoquear o toiro.
Sofreu "uma cornada de 10 centímetros na virilha esquerda e um ferimento no escroto" durante o exame inicial antes do novilheiro solicitar a sua saída para estoquear o novilho, ao qual cortou uma orelha.
Fotos Pablo Ramos/"Cultoro" e J. L. Cárdenas/"Mundotoro"