terça-feira, 16 de setembro de 2025

Lisboa e Alcochete: as 6 pegas no domingo em Sobral de Monte Agraço

Miguel Alvarenga - Os toiros de Lopes Branco tinham pata, impunham respeito, tinham excelente apresentação, não complicaram em demasia a intervenção dos forcados, arrancaram com nobreza pelo seu caminho, mas alguns foram meio ásperos e derrotaram. Os dois grupos estiveram à altura dos toiros sérios e poderosos que tiveram pela frente.

As seis pegas dos Amadores de Lisboa e dos Amadores de Alcochete no domingo em Sobral de Monte Agraço (praça esgotada) decorreram felizmente sem incidentes e todas ao primeiro intento, à excepção da segunda, primeira do Grupo de Alcochete, que foi só consumada à quarta tentativa. 

Pelos Amadores de Lisboa foram forcados de cara Duarte Fernandes (primeiro toiro), António Galamba (terceiro), que brindou à memória de seu tio, o recordado e saudoso forcado Carlos Galamba, recentemente falecido; e Duarte Nascimento (quinto), que brindou aos companheiros de Alcochete, havendo a registar coesão e eficiência nas ajudas.

Pelos Amadores de Alcochete, teve algumas dificuldades para pegar o segundo toiro da tarde o valoroso Daniel Ferraz, que este domingo não estave nos seus dias - acontece. Só concretizou a pega à quarta tentativa e nas quatro intervenções o brilhantismo maior coube ao primeiro-ajuda Gonçalo Catalão - que devia ter dado a volta à arena.

As outras duas pegas dos Amadores de Alcochete, quarta e sexta, foram concretizadas com brilhantismo e eficácia pelos consagrados João Dinis e Vitor Marques, tendo este último brindado ao empresário José Luis Gomes. Nota alta para Miguel Direito, um forcado completo, que esteve com eficiência e poderia no papel de rabejador nas três pegas do seu grupo.

No início da corrida e como já aqui se referiu, foi guardado um minuto de silêncio em memória dos forcados Manuel Maria Trindade, Joaquim Mendes e Carlos Galamba, recentemente falecidos.

Fotos M. Alvarenga










Primeira pega consumada à primeira por Duarte Fernandes
(Grupo de Lisboa)





















Daniel Ferraz (Alcochete) não esteve nos seus dias. Pegou o
segundo toiro à quarta. Intervenções imponentes do primeiro
ajuda Gonçalo Catalão - que merecia ter dado volta à arena





António Galamba (Lisboa) pegou com poderio e eficiência o
terceiro toiro da tarde ao primeiro intento












Grande pega de João Dinis (Alcochete) e grandes ajudas dos
companheiros no quarto toiro - à primeira









Rija pega de Duarte Nascimento (Lisboa), brindada aos
companheiros de Alcochete, também à primeira, ao quinto
bravo toiro, em que o ganadeiro João Telles Branco deu volta
à arena consigo e com António Telles














Vitor Marques (Alcochete) fechou a corrida com uma grande
pega, brindada ao empresário José Luis Gomes