terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lesionado esta tarde em Albacete, Pablo Hermoso não toureia quinta na Moita



Pablo Hermoso de Mendoza saíu esta tarde lesionado da praça de toiros de Albacete e não actuará na próxima quinta-feira na Moita. A empresa "Top Toiros" informou-nos neste momento de que anunciará amanhã o substituto de Hermoso na corrida de quinta, para a qual se anunciam João Moura e Vitor Ribeiro e ainda o amador Miguel Moura.
O acidente ocorreu durante a lide do segundo toiro da corrida de hoje em Albacete (primeiro de Pablo), que se iniciou sob forte chuvada e decorreu toda ela sob complicada situação atmosférica e com o público recolhido sob os tectos dos camarotes. "Parecia que estava a actuar à porta fechada, sem público nas bancadas, apesar de a praça ter esgotado a lotação", contou esta noite ao "Farpas" Juan Andrés, irmão de Pablo Hermoso.
"Quando Pablo se preparava para cravar a primeira bandarilha curta, montado no 'Pirata', o toiro travou, parou-se e ele passou em falso, mas fez o gesto de tentar cravar e nesse momento, ao não encontrar toiro, o gesto provocou-lhe uma dor enorme nas costas, do lado esquerdo, sofrendo uma lesão", explicou Juan Andrés.
Contactado há momentos pelo "Farpas", Pablo Hermoso resumiu assim o acidente desta tarde em Albacete:
"Senti um esticão e uma dor aflitiva que ia desde os rins ao pé esquerdo. Fiquei com esse lado bloqueado, ainda terminei a lide, mas passei um verdadeiro calvário".
Com o rojão de morte e praticamente sem conseguir rodar a cintura, Hermoso matou o toiro à sexta tentativa. Apeou-se depois do cavalo, sem conseguir andar, amparado pelos bandarilheiros - "uma imagem que impressionou tudo e todos", refere Juan Andrés.
Na enfermaria diagnosticaram-lhe uma "lombalgia aguda, com dor irradiada ao membro inferior esquerdo". Foi-lhe dada uma massagem com pomada anti-inflamatória na região lombar e injectaram-lhe corticoides. Pablo ainda montou o cavalo "Estella", decidido a tourear o seu segundo toiro, mas deu-se conta de que não o conseguia fazer e regressou à enfermaria.
Pablo viaja neste momento para sua casa, em Navarra, submetendo-se amanhã a uma ressonância magnética para avaliar a extensão da lesão. Os médicos da praça aconselharam, para já, quatro a cinco dias de repouso, mas prevê-se que o prazo seja mais alargado - o que impossibilita de todo a sua presença depois de amanhã na Moita.
Na corrida desta tarde em Albacete actuaram Fermín Bohórquez (volta e ovação) e Leonardo Hernández (ovação nos dois). Os toiros pertenciam a Luis Terrón.

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"