sábado, 19 de setembro de 2009

Moita, ontem: toureio a pé a meio gás...



Meia casita ontem, na quarta corrida da Feira da Moita, onde a tradição lusa tem dado vantagem às corridas à portuguesa (terça e quinta) com casas cheias, ficando por meia lotação preenchida as corridas com matadores (quarta e ontem, pese embora a de ontem ter sido mista e integrado o cavaleiro Moura Jr.).
O "mano-a-mano" entre os matadores locais Luis "Procuna" e Nuno "Velásquez" justificava, se existisse, de facto, neste país, afición ao toureio a pé, mais público na Moita. Mas...
Enfrentaram bons toiros de Paulo Caetano os dois matadores. "Procuna" destacou-se sobretudo com o capote e as bandarilhas (brilhante!) e "Velásquez" reafirmou as suas qualidades de fino muletero. A corrida não foi de êxitos, mas de bons pormenores de toureio.
Escassos de força e de mobilidade, os dois toiros de Romão Tenório não proporcionaram a João Moura filho os êxitos desejados. Nas pegas esteve o Grupo de Portalegre, com duas caras ao primeiro intento e sem dificuldades de maior, a cargo de Nelson Nabiça e Francisco Peralta.

Fotos João Dinis