quarta-feira, 3 de março de 2010

Onda de solidariedade (IX)

Não pára a gigantesca onda de solidariedade do meio taurino em torno de Miguel Alvarenga, director do semanário "Farpas". Publicamos mais algumas mensagens que entretanto nos chegaram.

Caro Miguel
Sobram palavras para lhe dizer que, o transe difícil porque está passando só é possível neste país, porque ele perdeu – ao longo de todos estes anos de regabofe – o sentido das coisas e sobretudo o equilíbrio dos julgamentos sensatos.
Aplicar pena efectiva de prisão a um jornalista por, em determinado momento ter elaborado uma notícia errada e eventualmente lesiva do bom nome de outra pessoa, apesar dos desmentidos e pedidos subsequentes de desculpa, serve apenas para arranjar “uns bodes expiatórios” para encobrir a verdadeira dimensão do caos em que mergulhou a nossa justiça.
A minha solidariedade, sabendo que o seu espírito rebelde saberá encontrar forças para ultrapassar esses momentos de clausura forçada.
Se fosse preciso demonstrar que o Miguel tem alguns méritos, então aqui está mais uma prova de que, mesmo nos piores momentos, Vc consegue transformá-los apenas em “acidentes de percurso”, tirando deles apenas o lado bom.
Um abraço e força
Francisco Morgado

A Tertúlia Aeminiun (Coimbra), não pode deixar de estar solidária consigo. O Senhor é a voz livre e desassombrada da imprensa taurina, que sobretudo alimenta a vida da aficion no Centro e Norte do País.
Não foi por acaso que esta Tertúlia o distinguiu este ano. Mais que tudo, homenageamos a coragem de escrever o que pensa, sem medo, e a preocupação de informar, num doa a quem doer, que clareia um mundo taurino por vezes tão carente nesse aspecto.
A preocupação de contar a verdade neste transe da sua vida, é uma lição. De si e do seu jornal, sempre esperamos originalidade, desassombro e coragem.
Estamos consigo, conte com a nossa solidariedade.
José Portela

Queria deixar aqui expresso um abraço de solidariedade pela injusta privacidade da sua liberdade. Queria deixar também votos de que continue a ser a pessoa que é e tenho muito orgulho de o ter como amigo.
Um abraço de amizade.
Pedro Teixeira (Bola 7)

Miguel, muita força! Forte abraço meu, do Diego Ventura, do Francisco Palha e do Tomás Pinto (estivemos hoje todos a treinar vacas em Puebla del Rio).
Que estes fins-de-semana passem depressa!
Rafael Vilhais

Aqui estou nesta pacatez do Alentejo e soube hoje da notícia (triste) deste percurso da sua vida. Este mail apenas vai no sentido de lhe demonstrar toda a minha solidariedade e apoio. Também lhe coloco ao seu dispor os meus livros de tauromaquia, para que possa melhorar esses momentos menos agradáveis. O “compadre” Tó-Zé Baptista também lhe manda um grande abraço de solidariedade (o homem ainda não se adaptou a esta coisa do mail). Um abraço.
Marco Gomes

A amizade é um valor que apesar de prezável não deve nunca ser revelado nos momentos de maior fragilidade sob pena de parecer artificial, no entanto é por demais difícil deixar de o fazer, sobretudo nesta hora em que os amigos verdadeiros parecem adquirir papel importante na renovação de força e garra, predicados estes que está a mostrar ter para dar e talvez vender.
A admiração que por si nutríamos enquanto leitores do “Farpas” cresce com esta sua especial forma de encarar estes acontecimentos que infelizmente e até incompreensivelmente parecem estar inerentes a esta sua “arte”, o jornalismo.
Repetimos e usando o título do livro cuja leitura iniciámos agora, “P´ra Que a Terra Não Esqueça”, estamos aqui, para o que der e vier, sempre!
João e Guadalupe Pinto

Antes de mais quero deixar a minha palavra de solidariedade para com o Miguel nesta hora difícil, mas que felizmente e como sempre o fez, ultrapassou todas as barreiras que se colavam à sua frente. O Ricardo mesmo estando ausente do nosso país (no México), pediu-me também para lhe reforçar esta nossa solidariedade.
Rui Levesinho (Empresa "Tauroleve")


Amigo Miguel,
Por fim, chegou a hora da verdade. Tu sabias que mais tarde ou mais cedo tinhas que cumprir com esse contrato. E com “toreria” anunciaste a “praça” onde começaste a realizar esta faena da vida, com muito temple e valor, saindo e entrando das sortes com dignidade, começando desde logo a ouvir as primeiras e enormes ovações. Ninguém está livre disso, toca no momento menos esperado. Continua “lidando” como só tu sabes e quando chegar o final da “faena”, na hora da verdade, na hora suprema de saires da “arena”, deveríamos sacar-te em ombros em nome da liberdade de expressão!
Ricardo Relvas

Compadre Miguel,
Os pais não se escolhem, os padrinhos sim!
Sou teu compadre com o orgulho de uma Amizade com mais de 30 anos. Com grandes “tontarias” e desavenças entre nós dois!
Tudo se resolve quando existem princípios e moral. Nunca vou esquecer que estiveste sempre, sempre, ao meu lado até ao momento final do meu ídolo: o meu Pai. Obrigado Miguel.
Sabes que fui dos primeiros, ou talvez o primeiro, a saber da tua “prisão” ou condenação. Continuo a estar sempre, mas sempre, contigo.Com os nossos feitios polémicos e querendo dividirem-nos: nunca vão conseguir!
“Vai-te impinar ao pádinhas” como dizia o grande Zé Mestre Batista.
No dia que combinámos, lá estarei à tua espera!
João Duarte

Acabei de ler a sua história e por tudo o que me pudessem contar não imaginaria, que tal viesse a acontecer . Pois então, gostaria de lhe mandar um grande abraço em nome do Grupo de Forcados Amadores de Beja, desejar que passem rápido estes fins-de-semana, que volte a estar junto da sua família e claro, que rapidamente volte à sua rotina, para bem da tauromaquia em geral e do seu jornal em particular, ou seja, para bem da Festa. Admiro o Miguel por este feito, que ao contrário do que muitos pensariam, iria fechar-se e viver estes momentos da sua vida calado, isso não aconteceu, mostrando a sua capacidade de aceitação de quando um homem erra e ao mesm tempo toda uma hombridade só ao alcance de alguns. Parabéns Miguel você foi um Senhor. Força e um grande abraço!
Manuel Almodôvar

Em meu nome e em nome da Banda Musical do Rosário, quero enviar-lhe um forte e grande abraço neste momento dificil da sua vida e esperando que regresse o mais rápido possível, porque é neste mundo que você faz falta e não nesse.
O maestro
Pedro Alféloa

Será possível, Miguel? Se o dizes, é porque é. Admiro a tua coragem, a capacidade que tens de encarar tudo isso “com uma perna atrás das costas”. Estou a teu lado. Não estás só. E vamos mas é organizar uma tourada no Linhó! Força!
Pedro Gonçalves

Caro Amigo Miguel
Ainda não tive o previlégio de poder estar consigo pessoalmente, no entanto quero desde já manifestar-lhe toda a minha solidariedade e assim como toda a minha
admiração por tudo o que tem feito pelos homens dos toiros. Acredite que no final o saldo é positivo para si e para Festa.
Logo que seja possivel é uma honra poder convidá-lo para um almoço com todos os elementos da Tertulia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo, Sousel, que muito o admiram, sobretudo a forma digna que sempre manifesta. É para nós uma referência.
Alberto Comércio

Foto Rita Barreiros