segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rogério Jóia co-autor do livro "Caos Urbano", lançado na semana passada




O antigo toureiro amador e há largos anos inspector da Polícia Judiciária, Rogério Jóia (na foto, no ano passado na Monumental do Montijo, com Carlos Anjos, porta-voz da Petição "Em Defesa da Festa"), sobejamente conhecido no meio tauromáquico, é co-autor do livro "Caos Urbano", lançado na última semana pela editora "Pactor".
Além de Rogério Jóia, a equipa de investigadores que deu à estampa "Caos Urbano - A Crise Urbana e o seu impacto no Séc. XX" é composta por António de Sousa Lara (coordenador da obra, antigo secretário de Estado da Cultura e ex-deputado do PSD, professor catedrático do ISCSP), Heitor Romana, Teresa Almeida e Silva, Pedro Clemente, José Antunes Fernandes, Pedro Ferreira da Silva e Carlos Carreira.
O livro aborda o impacto que a crise tem no século XXI, analisando em particular a realidade urbana, analisando a sua actualidade, apresentando um modelo teórico de desenvolvimento da crise e vários casos de estudo que comprovam a teoria de que uma maior concentração populacional no mundo urbano aumenta os riscos e impactos de futuras crises.
Os autores salientam a necessidade de existência de um early warning system, à responsabilidade do Serviço de Informações da República Portuguesa e abordam ainda o papel que a escola pode ter enquanto ferramenta de coesão social, contribuindo assim para a segurança pública.
Para além destas múltiplas abordagens, a obra pretende, simultâneamente, demonstrar a necessidade e importância dos modelos prospectivos, contribuindo assim para uma maior utilidade das ciências sociais.
Rogério Jóia é licenciado em Direito, Pós Graduado em Ciências Jurídicas e Direito Penal Económico e Europeu, Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses com Tese em Direito, Doutorando em Ciências Sociais e Membro Investigador Integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) - Fundação de Ciência e Tecnologia.
Em termos profissionais é Inspector da Polícia Judiciária na área do Crime Económico, tendo já passado por áreas do Crime Violento, tendo sido por várias vezes representante da Polícia Judiciária como orador apresentando comunicações em Palestras e Conferências.
Possui ainda as competências profissionais de Advogado, Jurista e Formador acreditado pelo IEFP.
Foi comentador/escritor no Jornal "Comunicar Justiça" (Jornal elaborado preferencialmente por e para a Magistratura Judicial e Magistratura do Ministério Público).
Desempenha ainda as funções de Professor Universitário Convidado no ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa, na área do Direito.
Tem escritas as obras: "Transmissão de Doenças Infecciosas, Alguns Aspectos de Responsabilidade Civil e Criminal" e "Branqueamento de Capitais - Investigação Criminal" e que são constantes no acervo literário do Centro de Documentação da UPATD/ADT, da Polícia Judiciária.
É ainda membro da Comissão Instaladora do Observatório Nacional de Investigação Criminal.

Foto João Dinis/Arquivo